Sociologia, perguntado por beasantosmariano, 8 meses atrás

dois exemplos de senso comum não falado?​

Soluções para a tarefa

Respondido por DUDA93635
1

Resposta:

Senso comum são os saberes do cotidiano formado por crenças, preconceitos, tradições e valores. É um tema bastante abordado em filosofia e tem como característica um entendimento particular do mundo e de definir fatos particulares que o cercam.

Explicação:1-Cortar o cabelo na lua crescente faz com que ele cresça mais rapidamente. Esta informação contrasta completamente com os fatos científicos, pois sabe-se que não existe uma relação entre as fases da lua e o crescimento capilar.

2-Manga com leite é uma mistura mortal. Quem nunca ouviu falar nessa informação? O máximo que pode acontecer ao ingerir manga com leite, provavelmente será um gosto exótico na boca.

3-Chá de camomila vai deixar você bem mais calmo. Muitas pessoas aprovam essa receita, embora seja fruto do senso comum, essa é uma fórmula que já atravessa várias gerações e que dá resultados evidentes.

4-Chá de boldo faz bem para o fígado. Mesmo que você não suporte chá de boldo já deve ter usado a receita para solucionar esse problema.

5-Gato preto dá azar. Essa frase polêmica aos poucos está saindo do repertório do senso comum, pois essa ideia, que já causou a morte de tantos felinos, vem sendo criticada e reavaliada. Mas ainda faz parte do senso comum e precisa entrar na lista. já que é uma ideia bastante divulgada.

6-Filho de peixe, peixinho é: essa frase dá uma ideia errada de que país e filhos possuem uma identidade parecida, mas isso faz parte do senso comum. Nem sempre os filhos têm características físicas ou de temperamento parecido com o dos pais. Outra forma onde essa frase é atribuída, ocorre quando o filho busca uma profissão igual à do pai ou da mãe.

7-Querer é poder. Essa ideia do senso comum e bastante divulgada, onde o querer são as nossas necessidades conscientes, e o poder é o limite que a realidade nos impõe. Nem sempre conseguimos superar esses limites impostos e acabamos frustrados pois chegamos à conclusão de que nem sempre querer é poder.

8-Colocar moeda no umbigo do recém-nascido fará com que ele fique para dentro. Essa ideia é muito comum, o grande problema é que colocar uma moeda em um local que ainda está em processo de cicatrização pode ser nocivo para o bebê.

9-Depressão é frescura. Pessoas acometidas pela doença costumam ouvir esse tipo de crítica. Grande parte da população desconhece os sintomas e as limitações de quem sofre de depressão. Como essa é uma doença de diagnóstico clínico ainda existe muito preconceito e desconhecimento acerca do problema.

10-Toda mulher nasceu para ser mãe: essa é outra ideia sem comprovação científica e que limita a mulher a esse papel e não leva em consideração que a maternidade é uma questão de escolha. Nem sempre a mulher quer ser mãe ou assumir os papéis que a sociedade atribui como exclusivamente femininos.

Explicação:

Perguntas interessantes