Dois dos cinco textos transcritos expressam sentimentos de incontida revolta diante de situações inaceitáveis. Esse transbordamento sentimental se faz por meio de frases e recursos linguísticos que dão ênfase à função emotiva e à função conativa da linguagem. Esses dois textos são:
Texto I:
Perante a Morte empalidece e treme, Treme perante a Morte, empalidece. Coroa-te de lágrimas, esquece O Mal cruel que nos abismos geme. (Cruz e Souza, Perante a morte.)
Texto II:
Tu choraste em presença da morte? Na presença de estranhos choraste? Não descende o cobarde do forte; Pois choraste, meu filho não és! (Gonçalves Dias, I
Juca Pirama.)
Texto III:
Corrente, que do peito destilada, Sois por dous belos olhos despedida; E por carmim correndo dividida, Deixais o ser, levais a cor mudada. (Gregório de Matos, Aos mesmos sentimentos.)
Texto IV:
Chora, irmão pequeno, chora, Porque chegou o momento da dor. A própria dor é um
Soluções para a tarefa
Respondido por
122
Resposta:
Alternativa “c”. O fragmento do poema de Castro Alves deixa explícita a preocupação do poeta com os problemas sociais brasileiros, sobretudo com a questão da escravidão dos negros. É comum encontrar nos poemas condoreiros características típicas das funções conativa (classificada como panfletária por muitos críticos) e emotiva, haja vista o tom inflamado utilizado pelo poeta, bem como é possível notar seu posicionamento em relação ao tema que está abordando, expressando seus sentimentos e impressões pessoais.
Explicação:
Respondido por
35
Resposta:
gente é a letra C
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás