Dois dados cúbicos, não viciados, com faces numeradas de 1 a 6, serão lançados simultaneamente. A probabilidade de que sejam sorteados dois números consecutivos, cuja soma seja um número primo, é de.
Soluções para a tarefa
Analisando as soluções possíveis e os resultados positivos, calculamos que, a probabilidade é igual a 2/9.
Qual a probabilidade?
Para calcular a probabilidade de um evento ter um determinado resultado, devemos dividir os resultados positivos pela quantidade total de resultados possíveis.
A quantidade de resultados positivos para o evento descrito é a quantidade de números consecutivos entre 1 e 6 cuja soma é um número primo. Dessa forma, observando que:
1 + 2 = 3
2 + 3 = 5
3 + 4 = 7
4 + 5 = 9
5 + 6 = 11
Os números 3, 5, 7 e 11 são primos, logo, a quantidade de resultados positivos é igual a 8, pois podemos permutar os números entre os dois dados. A quantidade total de resultados possíveis é igual a 6*6 = 36. Portanto, a probabilidade é igual a 8/36 = 2/9.
Observe que consideramos que os resultados podiam ser permutados entre os dados pois a questão afirmava que eles foram lançados simultaneamente. Então, caso a ordem dos dados seja importante, devemos alterar a quantidade de resultados positivos para 4 e teremos a probabilidade 1/9.
Para mais informações sobre probabilidade, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/38860015
#SPJ11