Dois conceitos chave tratados por Durkheim é a anomia e patologia, estes são tratados pela sociologia como fatores divergentes de acordo com o cenário de análise, ou seja, de acordo com a visão que a sociedade dedica a esta análise. Por exemplo, estes conceitos podem ter uma conceituação ao âmbito nacional, porém se analisados em uma outra realidade, como um país distante, a explicação para estes mesmos conceitos será outra, porém não significa que está errada, apenas variou sua interpretação. VALENCIANO, Tiago; AGUIAR, Gilson Costa de. Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. Assim, com base nesta informação, analise as asserções a seguir: I. A patologia é uma condição que foge ao controle da sociedade, assim como a anomia, porém a segunda não necessita de ênfase. PORQUE II. A anomia é passageira e não é considerada um problema que necessita ser resolvido. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I. A patologia é uma condição que foge ao controle da sociedade, assim como a anomia, porém a segunda não necessita de ênfase.
PORQUE
II. A anomia é passageira e não é considerada um problema que necessita ser resolvido.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
Se pensarmos que certas condições tendem a promover um ambiente favorável a um comportamento anormal, temos então uma patologia, um fator de desordem temporário. Um exemplo são mães que têm depressão pós-parto e, muitas vezes, cometem o infanticídio, ou seja, matam os próprios filhos. Essa é uma patologia, uma condição temporária que foge ao controle da própria mãe. A patologia é passageira, além de possuir um movimento pendular: ora pode surgir em/na sociedade, ora pode desaparecer.
A anomia, diferentemente da patologia, não é em si um problema a ser resolvido, como uma ameaça à sociedade, mas uma condição de sua reordenação, seja de todo o corpo social ou de alguma de suas partes. As mudanças são constantes e quando ocorrem em determinados pontos da sociedade podem promover uma acomodação que envolva grande parte do corpo social. Logo, vai se estender para diversas instituições até se estabilizar.