Dois cilindros, A e B, interligados por uma correia, têm raios, respectivamente, iguais a 1,0cm e 3,0cm. O cilindro A efetua 6,0 voltas em um segundo, em rotação uniforme.Supondo-se que não haja escorregamento entre a correia e os cilindros, é correto afirmar que: a. o cilindro B gira em sentido oposto ao do cilindro A. b. a velocidade angular do cilindro B é a mesma que a do cilindro A. c. os períodos de rotação dos cilindros são iguais. d. a frequência do cilindro A é igual à do cilindro B. e. a velocidade escalar linear dos pontos pertencentes à periferia do cilindro A tem mesmo módulo que a dos pontos pertencentes à periferia do cilindro B.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
É correto afirmar que a velocidade escalar linear dos pontos pertencentes à periferia do cilindro A e do cilindro B apresentam mesmo módulo (letra E).
Quando dois cilindros estão intercalados por uma correia, da forma como está representada na figura, é possível afirmar que suas extremidades possuem mesmo módulo de velocidade escalar, pois estão ligadas. Por esse motivo também, é correto afirmar que giram para o mesmo sentido.
Como os dois cilindros apresentam raios diferentes, a frequência com que rodam também será diferente, pois quanto maior o raio, maior o perímetro a ser percorrido. Nesse sentido, as velocidades angulares também serão diferentes, pois dependem da frequência ou do período de rotação.
Outra questão sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/24062377