Dois automóveis, A e B, deslocam-se numa pista retilínea no mesmo sentido com velocidades escalares VA= 30 m/s e VB = 5 m/s. No instante t = 0 a distância entre os automóveis é de 500 m. Calcule o tempo que o carro de trás (A) leva para alcançar o da frente. a) 12 seg b) 15 seg c) 20 seg d) 25 seg e) 30 seg
Soluções para a tarefa
Resposta: c) 20 seg
Explicação:
Nesta questão tratamos de encontro de dois carros com velocidades constantes.
O primeiro passo é começar desenhando a situação, para tentarmos entender o que está acontecendo. Após isso podemos marcar pontos importantes, como:
- Origem -> Ponto onde vamos colocar nosso 0, a partir dele vamos poder medir distâncias. Pense nele como sendo a marcação 0 cm de uma régua.
Nesse caso colocamos nossa origem bem onde o carro A está no início da situação
Agora devemos analisar que tipo de movimento os automóveis estão realizando. O enunciado nos dá a entender que ambas as velocidades são constantes, ou seja, sempre iguais. Com isso em mente, podemos classificar que os automóveis estão realizando um Movimento Retilíneo Uniforme (MRU).Nesse tipo de movimento temos uma equação bem famosa, o Sorvete e ela que vamos utilizar a seguir.
Agora devemos escrever a função horária para cada automóvel, Sa, para o móvel A e Sb para o móvel B, lembrando que :
Sorvete - S= So +vt
- S -> posição final
- So -> posição inicial
- v -> velocidade
- t -> tempo
Após isso basta pensar na situação do encontro dos carros, quando eles se encontrarem as posições finais deles serão iguais, pois estarão se encontrando, ou seja:
Sa = Sb
Finalmente, resolvendo essa equação chegamos que o tempo de encontro é t = 20 segundos.