Dois amplos inquéritos nacionais desenharam um quadro preocupante da saúde da rapaziada. Um em cada quatro adolescentes apresentou excesso de peso (sobrepeso ou obesidade), e um em cada dez, hipertensão arterial. De acordo com os exames de sangue feitos em um dos estudos, um em cada cinco apresentou taxas acima do recomendável de colesterol total.
FIORAVANTI, Carlos. A frágil saúde dos adolescentes. Pesquisa FAPESP, ed. 248, out. 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 jun. 2017. (adaptado)
Uma dieta com excesso de gordura pode levar às alterações metabólicas mencionadas no texto. Essas alterações
A
mostram que a saúde dos adolescentes requer atenção, sendo necessária a ingestão de alimentos industrializados para se obter uma alimentação equilibrada.
B
contribuem para o entupimento de vasos sanguíneos, comprometendo o transporte de sangue e aumentando o risco de óbitos por infarto do miocárdio.
C
ampliam a irrigação do músculo cardíaco, evitando insuficiência cardíaca, que pode afetar os órgãos do corpo com maior ou menor intensidade.
D
conduzem à formação de placa aterosclerótica devido às lipoproteínas de alta densidade (HDL), que possuem maiores níveis de colesterol.
E
indicam que, nos adolescentes hipertensos, o coração deve trabalhar menos, já que impulsiona menos sangue por meio dos vasos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
A gordura se acumula nos vasos sanguíneos, fazendo com que a veia seja entupida. Quando isso acontece, as células do miocárdio (músculo do coração) não recebem nutrientes, e acabam morrendo, levando ao infarto.
Espero que tenha ajudado!!
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Espanhol,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás