Português, perguntado por caymarinhooficial, 1 ano atrás

Doido é oxítona paroxítona ou proparoxítona?


mariaadelia15: Paroxítona!

Soluções para a tarefa

Respondido por cleiapaul
3

Acredito que seja oxitona

Respondido por viniciusszillo
8

Boa tarde! Segue a resposta com alguma explicação.


Resolução:

Define-se se uma palavra é oxítona, paroxítona ou proparoxítona com base na posição da sílaba tônica (pronunciada mais intensamente). Se a tônica estiver na última posição, será oxítona; se estiver na penúltima, será paroxítona; se estiver na antepenúltima, será proparoxítona.

Assim, a divisão silábica de doido é a seguinte:

doido => doi - do

Note que a sílaba destacada, doi-, corresponde à pronunciada mais intensamente nesta palavra. Note ainda que ela está na penúltima posição, portanto, afirma-se que a palavra doido é classificada como paroxítona.

_____________________________


OBSERVAÇÃO/DICA: Embora não seja um método formal de ensino de identificação de sílaba tônica, um meio muitas vezes eficaz e utilizado com crianças para localizar-se a sílaba tônica de palavras não marcadas com acento (agudo ou circunflexo) é conhecido como "chamamento da palavra". Embora não se possa afirmar a sílaba tônica da palavra, a pessoa que está com dúvida certamente já a ouviu na internet, na televisão ou em situações do cotidiano. Assim, para identificar a sílaba tônica, pronuncia-se cada sílaba separadamente e de modo prolongado e, pela demora na pronúncia, tem-se a confirmação de qual sílaba deve ser aceita como a mais forte e qual deve ser recusada. Veja o caso da palavra doido:   Aplicando o método do "chamamento da palavra" ao adjetivo nordestino, ter-se-ia:

"dooooooooi" - do (demora-se na penúltima sílaba da palavra e percebe-se que é a tônica).

doi - "dooooo" (demora-se na terceira sílaba da palavra e percebe-se que não é a tônica).

Comparando-se este método com aquilo que se escuta da palavra no cotidiano, tem-se a confirmação de que a palavra doido é paroxítona.


Espero haver lhe ajudado e bons estudos!

Perguntas interessantes