doenças que podem ser contraidas ao ingerir alimentos contaminados
Soluções para a tarefa
As doenças causadas por alimentos contaminados produzem principalmente sintomas como vômitos, diarreia e inchaço abdominal, porém podem variar de acordo com o micro-organismo que está se desenvolvendo no alimento.
Normalmente é fácil identificar quando alimentos frescos estão estragados, pois apresentam cor, cheiro ou sabor alterados. No entanto, alimentos industrializados nem sempre apresentam essas alterações devido à presença de substâncias que ajudam a aumentar ao máximo a validade desses produtos. Por isso, é importante estar atento ao prazo de validade e não consumir alimentos vencidos, pois têm elevado risco de estarem estragados.
Principais doenças causadas por alimentos contaminadosAs 3 principais doenças causadas por alimentos contaminados por microrganismos incluem:
1. Alimentos contaminados por SalmonellaOs alimentos contaminados por Salmonella podem causar o surgimento de sintomas, como náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, febre acima de 38º, dores musculares e dor de cabeça, entre 6 horas até 3 dias após a sua ingestão. Veja outros em: Sintomas de infecção por salmonella.
Principais fontes de contaminação: carne de vaca, aves ou produtos feitos com ovos, mal cozinhados ou guardados a temperatura muito quente, por exemplo.
2. Alimentos contaminados por Bacillus cereusOs alimentos que se encontram contaminados
por Bacillus cereus podem levar ao desenvolvimento de sintomas como náuseas, diarreia, vômitos intensos e cansaço excessivo, até 16 horas após comer.
Principais fontes de contaminação: carnes, leite, arroz e vegetais cozinhados, mas que são guardados a temperaturas pouco adequadas ou reaquecidos em pouco tempo.
3. Alimentos contaminados por Escherichia coliOs sintomas provocados por alimentos contaminados por E. coli variam de acordo com o tipo da bactéria que se encontra no alimento, no entanto, os mais comuns incluem:
Tipos de E. coli no alimentoSintomas provocados pela contaminaçãoE. colienterohemorrágicaDor abdominal intensa, sangue na urina e diarreia líquida seguida de fezes com sangue, 5 a 48 horas após a ingestão.E. colienteroinvasivaFebre acima de 38º, diarreia aquosa e dor abdominal intensa, até 3 dias após comer o alimento.E. colienterotoxigênicaCansaço excessivo, febre entre 37º e 38º, dor abdominal e diarreia líquida.E. coli patogênicaDores abdominais, vômitos frequentes, dor de cabeça e náuseas constantes.Principais fontes de contaminação: alimentos mal cozinhados, como carne mal passada ou salada, ou preparados com poucos cuidados de higiene, como não lavar as mãos, por exemplo. Veja como lavar bem os legumes em: Como lavar bem frutas e verduras.