Doenças complexas são aquelas causadas por uma combinação de fatores ambientais e genéticos, obesidade, diabetes tipo II e hipertensão são alguns exemplos. Atualmente os estudos genéticos se concentram em identificar variações no genoma que podem estar associados a maior predisposição em desenvolver essas doenças. Essas variações são chamadas de SNPs, do inglês Single Nucleotide Polimorphism, ou seja, a mudança de apenas um nucleotídeo poderia ser suficiente para determinar maiores chances de desenvolver diabetes tipo II, por exemplo. Mas se apenas a mutação em um nucleotídeo em todo o genoma fosse responsável pelo desenvolvimento dessas doenças elas não seriam chamadas de complexas. O que os cientistas acreditam é que os indivíduos que carregam essa predisposição genética ao adotar um estilo de vida pouco regrado estariam favorecendo o desenvolvimento dessas doenças.
Segundo o texto analise as afirmativas a seguir:
I. Doenças complexas são causadas pela mutação em um único nucleotídeo.
II. A mutação de um nucleotídeo poderia ser suficiente para predispor alguém a desenvolver diabetes tipo II.
III. Ao adotar um estilo de vida saudável mesmo indivíduos geneticamente predispostos poderiam evitar desenvolver hipertensão.
IV. Os cientistas ainda não encontraram a causa genética da obesidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Resposta:
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:II. A mutação de um nucleotídeo poderia ser suficiente para predispor alguém a desenvolver diabetes tipo II.
III. Ao adotar um estilo de vida saudável mesmo indivíduos geneticamente predispostos poderiam evitar desenvolver hipertensão.
ESTÃO CORRETAS
Explicação:
Perguntas interessantes