doenças causadas por vírus
Soluções para a tarefa
Sarampo, catapora, caxumba
Febre amarela
Raiva ou hidrofilia
Dengue
AIDS
Resposta:
Ebola; Herpes; Varíola
Catapora Caxumba Sarampo, Rubéola
Explicação:
Herpes
Transmissão
Altamente contagioso, o herpes pode ser transmitido pelo contato com a ferida, fluidos corporais, objetos infectados, contato sexual ou da mãe para o bebê no momento do parto.
Sintomas
O vírus pode não manifestar sintomas, entretanto, se isso ocorrer, podem surgir sinais como:
inchaço e bolhas de ar com líquidos;
borda avermelhada;
coceira;
dor;
desconforto.
Tratamento
Apesar de não ter cura, existem pomadas e comprimidos que podem ser usados para aliviar os sintomas e aumentar o período assintomático.
Prevenção
Evitar o contato com pessoas que estão manifestando os sintomas da doença e sempre manter relações sexuais protegidas (com uso de preservativo).
Varíola
Transmissão
Apesar de ser um vírus quase erradicado no mundo, a varíola é uma doença altamente contagiosa. É possível pegar o vírus com uma longa exposição com alguém contaminado, por gotículas que a pessoa expele pela fala, tosse ou espirro. Por isso, apesar de mais rara, é possível a contaminação pelo ar e também por objetos infectados.
Sintomas
Dor de cabeça, febre, mal-estar, dor muscular, manchas vermelhas que se transformam em bolhas com líquido e, após um tempo, em pus.
Tratamento
Além de não ter cura, não há um tratamento específico ou eficiente contra a doença.
Prevenção
Existe uma vacina contra a varíola, que foi usada em meados do século passado. Hoje, porém, ela não faz parte da vacinação de rotina por apresentar riscos colaterais elevados.
Catapora
Transmissão
O vírus da catapora é altamente contagioso, principalmente por ser transmissível desde o final do período de incubação do vírus até 6 dias após o aparecimento das lesões. A transmissão pode acontecer por saliva, objetos contaminados ou líquido da bolha. Entretanto, pessoas que já tiveram catapora ou tomaram a vacina são imunes.
Sintomas
Manchas vermelhas na pele, com o surgimento de bolhas. Pode acontecer febre, mal-estar e perda de apetite. Alguns dias após o aparecimento das bolhas, elas começam a secar e provocam grande coceira.
Tratamento
Não há um tratamento específico, mas grupos de alto risco podem receber medicamentos antivirais. A observação é que a pessoa faça repouso e tenha uma atenção no período em que as bolhas secam e causam coceira, para não gerar infecção por bactérias presentes nas unhas, por exemplo.
Prevenção
Essa virose é prevenida por meio da vacinação.
Caxumba
Transmissão
Afetando principalmente crianças, o vírus da caxumba é transmitido pelo contato direto com o doente, objetos infectados, saliva da pessoa contaminada ou perdigotos (gotículas da saliva normalmente projetadas pela fala, tosse ou espirro).
Sintomas
Dificuldade de engolir, febre, dor de cabeça, dor e fraqueza muscular. Também é normal que a região do pescoço fique inchada. Depois da puberdade, pode acontecer inchaço e dor nos testículos dos homens ou ovários das mulheres, o que pode levar à infertilidade.
Tratamento
Não existe um tratamento específico, mas, de acordo com a situação, alguns medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos podem ser prescritos com a finalidade de aliviar os sintomas.
Prevenção
Existe prevenção para a caxumba, no formato de vacina, incluída na tríplice viral.
Sarampo
Transmissão
Com a transmissão feita pelo contato direto, por meio das secreções e gotículas de saliva, o sarampo é extremamente contagioso.
Sintomas
Febre, coriza e tosse seca são alguns dos indícios da doença. Uma irritação na pele, com a presença de manchas avermelhadas, porém, é o principal indicativo da virose, que já estava praticamente erradicada no Brasil, mas o vírus do sarampo tem voltado a causar mortes.
Tratamento
Apesar de não existir tratamento para o sarampo, podem ser usados antitérmicos para alívio dos sintomas.
Prevenção
Existe vacina contra o sarampo (tríplice viral) e essa é a forma de prevenção da doença.
Rubéola
remédios doenças causadas por vírus
Transmissão
Com alta contagiosidade, a rubéola é transmitida diretamente da pessoa contaminada para outra pessoa através do espirro, tosse ou até mesmo da fala.
Sintomas
A pessoa infectada por esse vírus pode apresentar febre baixa, coriza e dor de cabeça. Manchas avermelhadas pelo rosto, corpo e vermelhidão nos olhos são os sinais mais marcantes dessa doença.
Tratamento
Existem várias medidas para acalmar os sintomas da doença, entretanto, não existe um tratamento para reverter a situação.
Prevenção
A vacina tríplice viral torna a pessoa imune ao vírus da rubéola.