Biologia, perguntado por LeslyLi, 1 ano atrás

Doenças causadas por Protozoários : Doenças de Chagas , Giardiase ,Toxoplasmose .
Agente etiológico
Sintomas
Transmissão
Profilaxias
Tratamento

Soluções para a tarefa

Respondido por gabryella247
15
CHAGAS:
sintomas:Durante a fase aguda não se percebe sintomas específicos, mas na fase crônica apresenta:

Vermelhidão e endurecimento da região picada 
Febre 
Anorexia 
Crescimento dos gânglios linfáticos 
Aumento do figado 

Meningoencefalite 

Arritmia 
Engasgo 
Aumento do baço 
Inflamação no miocárdio 
Desmaios 
Pneumonia por aspiração 
Dor abdominal 
Constipação crônica 

Etc.

Tratamento

Ao sentir quaisquer sintomas descritos é importante que o indivíduo se submeta a testes que detectam a presença ou não de anticorpos ao protozoário. O tratamento varia segundo o estágio da doença, na fase aguda utilizam medicamentos capazes de curar ou reduzir as chances da doença tornar-se crônica. Em estágio crônico, o tratamento é direcionado aos órgãos prejudicados pelo protozoário já que a doença se torna incurável.

Prevenção

Como não existe vacina contra a doença de chagas pode-se preveni-la eliminando o vetor com o uso de inseticidas, melhores condições de habitação e higiene, eliminação de outros animais infectados, limpeza de ambientes rurais, como chiqueiros, currais, palhoças e outros que devem ser vistoriados freqüentemente para manter o local limpo de vetores que podem, além do homem, contaminar também os animais

GIARDIASE:

sintomas: Diarréia; 

Déficit de crescimento; 
Distensão e dor abdominal; 
Anemia; 
Fadiga; 
Perca de vitaminas lipossolúveis; 
Perca de peso.

Ao apresentar os sintomas, deve-se procurar um médico para que este faça o diagnóstico correto.

Tratamento: Caso seja confirmada a doença, que é percebida através da identificação de cistos ou trofozoítos no exame de fezes, o médico inicia o tratamento com medicamentos específicos.

Prevenção: Para prevenir a doença é importante a construção de sanitários adequados, boa higiene pessoal, consumir somente água filtrada ou fervida e afastar pessoas infectadas, principalmente de crianças.

TOXOPLASMOSE: 

sintomas: mais comuns são febre, mal-estar e dores musculares e podem persistir por alguns dias e até semanas. O diagnóstico é pouco fidedigno, pois os sintomas são parecidos com os da gripe, sendo basicamente sorológico

Transmissão: ingestão de cistos na carne crua ou mal cozida de animais portadores, em humanos é a forma mais comum de contaminação; ingestão de oocistos oriundos de fezes de gatos se dá pelo contato com o solo ou verduras contaminados ou por manusear areia; infecção transplacentária, ocorre através da placenta quando a gestante tem seu primeiro contato com o toxoplasma e este ataca o feto.

Prevenção:   cozinhar bem a carne; lavar bem as mãos, utensílios, e superfície depois do contato com a carne crua; lavar bem frutas e verduras; evitar leite cru. 

A toxoplasmose se manifesta freqüentemente no cérebro e nos olhos.
Perguntas interessantes