doenças causadas por carapatos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Erliquiose canina. ...
Doença de Lyme (Borreliose) ...
Febre Maculosa.
Resposta:
Os carrapatos são ectoparasitas que infestam diversas espécies animais (cavalos, bovinos, roedores, cães, gatos) e inclusive o homem. São de grande importância médico veterinária e de saúde pública, pois além do desconforto (coceiras), transmitem diversas doenças. Por esse motivo, as medidas preventivas contra a infestação, tem grande importância.
DOENÇAS
Os carrapatos alimentam-se do sangue de seus hospedeiros, através da picada; assim a perda de sangue é uma questão importante quando se trata das infestações por carrapatos. As doenças também são transmitidas através dessa picada, por um carrapato infectado. Existem algumas espécies de carrapatos, responsáveis pela transmissão de certas doenças.
Babesiose canina
É causada por um protozoário (Babesia canis), capaz de causar a infecção dos glóbulos vermelhos dos cães, destruindo-os e levando a uma anemia grave. Ela é transmitida por várias espécies de carrapatos. Os sintomas são perda de apetite, apatia, febre, anemia (mucosas pálidas), icterícia e diarreia.
Erliquiose canina
É causado por uma riquétsia (Erlichia canis), que parasita os glóbulos brancos do sangue, levando à sua destruição. Por essa característica é uma doença de difícil diagnóstico e tratamento. Seus sintomas são febre, perda de apetite e peso, manchas na pele (hemorragias), fraqueza muscular e em estados avançados, sangramentos nasais e vômitos. A erliquiose possui três fases, dependentes do tempo da infecção.
Doença de Lyme (Borreliose)
É causada por uma bactéria (Borrelia), transmitida pelo carrapato Ixodes; é uma zoonose (transmissível do animal para o homem). Leva à lesões avermelhadas na pele e problemas articulares. Maior prevalência na Europa e EUA.
Febre Maculosa
Também é uma zoonose, transmitida pelo carrapato Amblyoma cajennense (carrapato estrela). É uma doença aguda causada por uma riquétsia . Vários animais domésticos e silvestres são reservatórios da doença, porém raríssimos carrapatos estão infectados e poderão transmitir a doença, sendo sua ocorrência esporádica. No homem a doença causa febre alta, manchas na pele e debilitação progressiva. Esses sinais aparecem de 2 a 14 dias após a picada do carrapato infectado. Não se desespere caso seu cão esteja infestado por carrapatos. Primeiro é preciso saber se a região possui focos da doença, e mesmo assim, se o animal tiver o agente da febre maculosa, o dono só será contaminado se for picado pelo carrapato que estava no animal.
O controle de carrapatos, através de carrapaticidas ambientais e de uso tópico, é a medida sanitária mais eficaz para controlar essas doenças. Em nenhuma hipótese o animal infestado deve ser sacrificado ou abandonado pelos donos. Em caso de dúvida procure o médico veterinário.