Doenças causadas pela desorganização de: lisossomos, peroxissomos, mitocôndrias é testículo endoplasmático. Isso é para um trabalho, e eu nao estou achando em lugar nenhum, por favor me ajudem!
Soluções para a tarefa
Você quis dizer: retículo endoplasmático, certo?
Primeiro, vamos entender a função de cada organela:
Lisossomos: são vesículas originadas do complexo golgiense e armazenam enzimas digestivas.
Peroxissomos: são vesículas que armazenam enzimas catalases que decompõem o peróxido de oxigênio, produto de algumas reações metabólicas e tóxico para as células.
Mitocôndrias: são organelas membranosas onde acontecem 2 das 3 etapas da respiração aeróbia (ciclo de Krebs e cadeia respiratória). Também estão envolvidas com a formação do grupo heme da hemoglobina, metabolismo de colesterol e de neurotransmissores.
Retículo endoplasmático: é uma rede de canais que se espalha pelo citoplasma e têm origem nas membranas da carioteca. Se tiver ribossomos aderidos, é chamado de retículo rugoso e tem relação com a síntese de proteínas. Sem ribossomos, é chamado de retículo liso e tem relação com a síntese de lipídios, principalmente esteroides. Em ambos os casos, também promovem a circulação de materiais dentro da célula.
Doenças relacionadas:
Silicose e asbestose: esses materiais (muito usados na fabricação de telhas de amianto e lã de vidro isolante de fornos) contém microcristais que podem ser aspirados, quando se trabalha sem proteção respiratória. Esses microcristais causam o rompimento dos lisossomos das células do aparelho respiratório, espalhando enzimas digestivas no citoplasma e provocando a autofagia celular. com o tempo, o tecido pulmonar vai sendo substituído por um tecido fibroso que leva à insuficiência respiratória.
Síndrome de Zellweger: é uma doença congênita que envolve problemas nos rins, ossos, glândulas adrenais, fígado e cérebro. Nos mamíferos, os peroxissomos são abundantes nas células dos rins e fígado. As enzimas catalases degradam o peróxido de hidrogênio (ou: água oxigenada) transformando-o em água e gás oxigênio e, assim, evitam a formação de radicais livres, tóxicos para as células. Ausência ou malformação dos peroxissomos levam à essa síndrome.
Doenças mitocondriais: são várias, de origem genética (hereditária) e têm relação com a má formação e baixa atividade das mitocôndrias. Não havendo liberação suficiente de energia e impossibilidade de participar do metabolismo de colesterol, neurotransmissores e grupo heme, isso acarreta diversos problemas que podem levar à morte celular e comprometimento de tecidos e órgãos.
Diabetes, Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, isquemias e outros problemas neurovegetativos: todas essas doenças têm relação com o chamado estresse do retículo endoplasmático. Isso acontece quando há um acúmulo de certas proteínas, ou lipoproteínas, anormais nos canais do retículo.
Espero ter ajudado.