Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma entidade clínica patológica na qual ocorre excessivo acúmulo de triglicerídeos no fígado. Esteato-hepatite não alcoólica (EHNA) representa a forma inflamatória que pode levar à fibrose avançada, cirrose e hepatocarcinoma. DHGNA é considerada uma manifestação da doença metabólica, e sua prevalência eleva-se substancialmente com o aumento do índice de massa corporal (IMC) e a presença de diabetes mellitus. Assim, IMC > 35 e diabetes mellitus são considerados fatores de risco da evolução de esteato-hepatite para a cirrose. A cirrose considerada criptogênica é a terceira causa mais comum de transplante hepático nos EUA. A grande maioria desses pacientes tem história clínica sugestiva de doença gordurosa não alcoólica pela presença de obesidade e/ou diabetes de longa duração. Trata-se de doença silenciosa, bastante prevalente, associada a fatores metabólicos e com um crescente número de casos de cirrose e carcinoma hepatocelular sendo relatados. Mortalidade por hepatopatia é a terceira causa mortis entre pacientes com EHNA, comparada à décima causa na população geral”.
A progressão e a cronicidade do agente estressor podem tornar a lesão reversível em irreversível. No que se refere às características descritas da esteato-hepatite não alcoólica, avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I- Esteato-hepatite não alcoólica (EHNA) é uma patologia na qual há o acúmulo de triglicérides no fígado desencadeando um processo inflamatório crônico.
II- (EHNA) tem a participação de macrófagos, pois é uma inflamação crônica, no qual apresenta a função de modular o dano tecidual ou o reparo, através da cicatrização.
III- Ao fazer a compreensão do texto é correto afirmar que a diabetes de longa duração não desencadeia uma inflamação crônica.
IV- No processo de fibrose avançada há a participação de células imunológicas como os macrófagos e células da matriz extracelular como os fibroblastos.
Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
II- (EHNA) tem a participação de macrófagos, pois é uma inflamação crônica, no qual apresenta a função de modular o dano tecidual ou o reparo, através da cicatrização
Yugao0uzuky:
vc quer ajuda em que?
Perguntas interessantes