História, perguntado por rillaryferreira039, 7 meses atrás

Documento através do qual o escravizado conseguia a liberdade?


Soluções para a tarefa

Respondido por laurexcabelex
2
A carta de alforria, documento de valor legal registrada em cartório, ou redigido por quem de direito com o intuito de conceber liberdade ao escravo, segundo Liana Maria Reis (1998), dava ao escravo a condição de liberto ou forro, diferente de livre.

rillaryferreira039: obrigada
Respondido por Solbenson3108
1

Resposta:

A carta de alforria

Explicação:

era um documento que era dado ou vendido a um escravo pelo seu proprietário. Nesse documento, o proprietário abdicava de todos os seus direitos sobre o escravo, ou seja, o escravo se tornava livre. A carta de alforria era geralmente concedida por um titular, o senhor ou a senhora, que a redigia de próprio punho. Entretanto, se um casal fosse proprietário do escravo, a concessão partiria do marido e da esposa conjuntamente, de acordo com o sistema patriarcal em que o Brasil vivia. É importante descrever que, geralmente, o escravo conseguia a sua carta de alforria depois de juntar muitos trocados, dinheiro e ouro roubado nas minas onde tinham que trabalhar.

Havia dois tipos de Carta de Alforria: as Cartas de Alforria pagas e as Cartas de Alforria gratuitas. As primeiras eram geralmente concedidas mediante pagamento parcelado. Assim, caso o escravo não conseguisse pagar alguma parcela, voltava a se tornar escravo do seu antigo senhor.


rillaryferreira039: obrigada
Solbenson3108: :)
Perguntas interessantes