documentação sugere que a composição social da Conjuração Baiana de 1798 ficou circunscrita às médias e baixas camadas daquela sociedade [...]". O trecho que comprova essa afirmação é:a) "Em 8 de novembro de 1799, quatro homens foram enforcados e esquartejados em praça pública na cidade de Salvador. Condenados por conspirarem contra a Coroa de Portugal [...]."b) "[Foram] condenados por conspirarem contra a Coroa de Portugal [...] os alfaiates João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos Lira e os soldados Lucas Dantas de Amorim Torres e Luiz Gonzaga das Virgens e Veigas [...]."c) "No entanto, denúncias sobre a participação de homens ricos e poderosos no movimento chegaram a Lisboa, mas não foram adiante."d) "A entrega dos escravos seria uma demonstração de fidelidade à Coroa portuguesa, acreditavam alguns senhores contra os quais pesavam acusações [...]."
Soluções para a tarefa
Resposta:b) "[Foram] condenados por conspirarem contra a Coroa de Portugal [...] os alfaiates João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos Lira e os
Explicação:
Fiz no classroom e deu boa gente
O gabarito da questão se encontra na letra B. A conjuração Baiana foi uma revolta popular que visava libertar a Bahia do domínio de Portugal e implantar uma república popular.
O que foi a conjuração Baiana:
Esse foi um levante político popular que aconteceu em Salvador na Bahia de 1798, a conjuração tinha como objetivo realizar a independência da Bahia em relação a Portugal, abolir a escravidão e atender as reivindicações das camadas mais pobre de Salvador.
O movimento foi influenciado pelo Iluminismo, assim como a Revolução Francesa e a Revolução Haitiana. Esse movimento foi fortemente reprimido, os líderes do movimento foram condenados à morte ou ao exílio.
Líderes do movimento:
- Lucas Dantas
- Manuel Faustino
- Luís Gonzaga
- João de Deus
Leia mais sobre a conjuração Baiana em: brainly.com.br/tarefa/47837100
#SPJ2