Dobramentos modernos são áreas mais onduladas e marcadas pela formação de grandes cadeias montanhosas. Encontram-se, geralmente, nas áreas de contato entre placas tectônicas, são geologicamente recentes e com grande instabilidade
Isso é verdadeiro ou falso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Falso
Explicação:
Os dobramentos modernos – também chamados de dobramentos terciários ou cadeias orogênicas – são um tipo de província ou estrutura geológica que, como o nome indica, possui uma formação recente.
A formação dos dobramentos modernos ocorreu graças aos movimentos orogenéticos da crosta terrestre, que são caracterizados pelo choque entre duas placas tectônicas, sendo geologicamente rápidos e formando áreas instáveis.
Por serem áreas de formação geologicamente recente, os dobramentos modernos ainda estão passando por um lento processo de erosão, haja vista que não houve muito tempo para que os agentes externos ou exógenos pudessem atuar no sentido de modelar as suas formas, por isso ele não tem formato ondulado.
Por se constituírem em áreas posicionadas no encontro entre duas placas tectônicas, os dobramentos modernos costumam estar acompanhados de falhas geológicas e apresentam ocorrências de vulcanismos intensos e fortes terremotos. As rochas predominantes nessas áreas são as ígneas e as metamórficas, haja vista que as rochas sedimentares são recorrentes em áreas mais antigas.