Do texto "Resumo Completo" da obra "VIDAS SECAS":
A. Qual é a crítica social feita pelo autor?
B. Quais são os personagens?
C. Por que Fabiano fala pouco? E em que momento ele reflete sobre sua vida?
D. No final a família de retirantes conseguem encontrar um lugar melhor para viver?
Soluções para a tarefa
A. Como crítica social, a obra trabalha as raízes da opressão no Brasil, principalmente no campo brasileiro, para isso cria personagens opressoras e oprimidas.
B. Fabiano, Sinhá Vitória, o "menino mais novo" e o "menino mais velho", Baleia, Patrão. há os personagens secundários que surgem em apenas alguns momentos da história: Soldado, Soldado Amarelo, Seu Inácio, dentre outros.
C. Fabiano, deveras ignorante, tem dificuldade de se expressar e prefere ficar quieto. Fabiano tem complexo de inferioridade, por isso submete-se às autoridades e aos poderosos. É conformado com vida que ele e sua família têm e atribui isso ao destino. Na obra é a representação alegórica da seca.
D. Não, no último capítulo (“fuga”), ocorre um novo período de seca e a família é obrigada novamente a fugir em direção ao sul para sobreviver. Dessa forma, temos a estrutura cíclica desta narrativa. O livro começa e termina com a família na mesma situação de retirantes, como se tivessem voltado ao mesmo ponto de partida.