Do texto “A inter-relação leitura & escrita: o papel do conhecimento prévio e das estratégias leitoras” foi extraído o excerto a seguir. “Nessa ótica, aprender a usar a escrita em variados contextos demanda observar o seu modo de distribuição e de utilização nas atividades sociais que envolvem ler e escrever.” (FLÔRES, 2015) Qual das alternativas abaixo demonstra a aplicação desta afirmativa? Os gêneros devem ser aprendidos para um posterior uso na ação social. A escrita dos gêneros deve preceder sua leitura, para melhor apropriação. A forma escrita é uniforme e abrangente o bastante para se seguir modelos de escrita. Gêneros são formas textuais estabilizadas, histórica e socialmente situadas. As expressões linguísticas que se afastam da norma gramatical são erros que devem ser banidos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
(A) Gêneros são formas textuais estabilizadas, histórica e socialmente situadas
Explicação:
De acordo com a interpretação do texto de flores, os gêneros são formas textuais estabilizadas, histórica e socialmente situadas, ou seja, são frutos das relações sociais. Alternativa D.
Os gêneros textuais são resultados das formas de comunicação oral, ou seja, apenas refletem de forma escrita, as comunicações convencionais dos humanos, tendo como função máxima registrar as informações importantes para que não se percam com facilidade.
Desse modo, há uma grande variedade de gêneros textuais:
- Narrativo
- Descritivo
- Dissertativo
- Expositivo
- Injuntivo
Como forma de se adequar aos seus objetivos propostos. Desse modo, uma narração tem por objetivo narrar uma história, e nessa categoria se encaixam romances, novelas, contos e fábulas, etc. Por outro lado, se se preza por passar uma informação com objetividade, os textos expositivos são ideias, e se apresentam em forma de notícia, reportagem, receitas, etc.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/20529508
Bons estudos!