“[...] do Rio nada, não queremos nada”. * Com essa frase, Frei Caneca encerrou um artigo manifesto no jornal Tífis Pernambucano, em 1824, dentro do movimento que ficou conhecido como “Confederação do Equador”. Ele conclamava o povo do Norte a lutar contra o governo imperial e, com isso, expôs suas críticas ao governo de D. Pedro I, cuja sede estava na cidade do Rio de Janeiro, justificando que Opções de pergunta 5: A) D. Pedro não permitia a realização de cultos não católicos. B) Pernambuco perdera o seu lugar de capital da Corte Imperial. C) o Brasil ainda se encontrava sob o domínio dos reis de Portugal. D) havia uma excessiva centralização de poder nas mãos do Imperador. E) a elite carioca insistia em ajudar os flagelados do nordeste. VALENDO 25 PONTOS PFV ME AJUDEMMM
Soluções para a tarefa
Resposta:
D)
havia uma excessiva centralização de poder nas mãos do Imperador.
Explicação:
A Confederação do Equador foi causada pela excessiva concentração de poderes na mão do imperador (letra D).
A Confederação do Equador foi um movimento separatista que ocorreu no Nordeste brasileiro, no ano de 1824, contra as ações autoritárias de D. Pedro I e que defendia o regime republicano.
O estopim para a revolta foi a dissolução da Assembleia Constituinte de 1823 e a outorga da constituição que garantiu poderes absolutistas.
A revolução pretendia implantar um regime republicano, mas o movimento foi desfeito pelas tropas imperiais. O movimento teve início em Pernambuco e se espalhou para Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/17690733