Português, perguntado por maisadors050, 1 ano atrás

Do que se trata o poema? Vaso chines

Soluções para a tarefa

Respondido por carolynaribeiro1
23

Para começarmos a pensar sobre poesia, podemos tomar como exemplo o soneto, um dos mais clássicos tipos de poema. Ele é composto por 14 versos, divididos normalmente em quatro estrofes: dois quartetos (estrofe com quatro versos) e dois tercetos (com três versos). Vejamos um exemplo clássico:  

Vaso Chinês  

Estranho mimo aquele vaso! Vi-o  

Casualmente, uma vez, de um perfumado  

Contador sobre o mármor luzidio,  

Entre um leque e o começo de um bordado.  

Fino artista chinês, enamorado,  

Nele pusera o coração doentio  

Em rubras flores de um sutil lavrado,  

Na tinta ardente, de um calor sombrio.  

Mas, talvez por contraste à desventura,  

Quem o sabe?... de um velho mandarim  

Também lá estava a singular figura;  

Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a,  

Sentia um não sei quê com aquele chim  

De olhos cortados à feição de amêndoa  

Esse poema foi escrito por Alberto de Oliveira (1857-1937), um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e que foi aclamado, em 1924, como o Príncipe dos Poetas Brasileiros.  

Mas o que vem a ser poesia? Será que poetar é escrever um texto que tenha forma de poema? Desde a Antiguidade, as classificações poéticas privilegiam as questões estruturais do texto, dando pouca importância ao seu conteúdo. O período parnasiano, a que pertencia Alberto de Oliveira, é o maior exemplo disso.  

Mas no mesmo contexto do Parnasianismo (final do século XIX), havia outras correntes de pensamento. As experimentações e inovações da linguagem, trazidas por artistas que desejavam expressar-se de outra forma que não a clássica, alteraram em muito as técnicas de produção do texto poético. A utilização de uma linguagem mais livre e menos objetiva levou os poetas a usarem um recurso que existia há muito tempo, mas que era renegado pelos padrões tradicionais de escrita: o verso livre.  

Por meio desse recurso, o poema em prosa e a fragmentação do verso se tornaram possíveis. No Modernismo e no decorrer do século XX, o verso deixou de estar ligado somente à poética clássica e passou a ser muito mais livre, chegando a possuir vida própria, como a poesia concreta veio a pregar posteriormente. Nos dias de hoje, fazer poesia não significa apenas escrever versos. É se colocar no texto. É arriscar. É lançar idéias. É sentir. É pensar. É estar pronto para o debate. É se mostrar e não permanecer em silêncio quando o mundo precisa ser denunciado.  

Poesia não se define, lê e identifica a magia e o amor com um vaso chinês... que ele captou por seu amor, com sua visão de poeta. Ele transmite seu amor através dos ramos vermelhos, como sangra seu coração apaixonado.  

Boa sorte!

Perguntas interessantes