do que depende primordialmente o desenvolvimento no Brasil? (texto meio grande)
Soluções para a tarefa
Resposta:
O crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável do Brasil nas próximas décadas dependerão dos investimentos feitos hoje na juventude, especialmente na garantia de direitos como saúde e educação universais e de qualidade, assim como oportunidades de emprego e de participação política. É o que destacaram nesta segunda-feira (15) representantes da ONU no Rio de Janeiro, na ocasião do Dia Internacional da Juventude.
Garantir que os jovens brasileiros exerçam seus direitos também é essencial para o país conquistar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas que devem ser atingidas pelos países-membros da ONU até 2030, declarou o enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Juventude, Ahmad Alhendawi, em visita ao Brasil para evento da ONU em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“Conquistar os ODS só será possível se atingirmos os jovens. Para fazer isso, precisamos de mais recursos e investimentos, de mais mecanismos de participação que atinjam os jovens marginalizados”, afirmou. “Precisamos investir mais em educação, porque com uma educação e um sistema de seguridade social fortes, poderemos proteger as pessoas para que elas conquistem seu verdadeiro potencial”, completou.
Ahmad lembrou que, para as Nações Unidas, o Dia Internacional da Juventude não é somente uma celebração, mas a ocasião de firmar compromissos em benefício das novas gerações. “Espero que este evento vá para além da celebração das Olimpíadas, enviando duas mensagens: a de que a ONU está comprometida em trabalhar para o desenvolvimento da juventude no Brasil, e uma mensagem global de que, mesmo com todos os desafios que enfrentamos mundialmente, uma das soluções é aumentar os investimentos na juventude”.
A necessidade de mais recursos e políticas públicas para a educação também foi enfatizada pelo assessor especial do secretário-geral da ONU sobre o Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, Wilfried Lemke, citando o exemplo da Coreia do Sul, que há cerca de 60 anos era um dos países mais pobres do mundo e conseguiu se transformar em uma potência industrial graças ao foco na educação “O melhor investimento que um país pode fazer é em educação. E o esporte faz parte da educação”, disse Lemke.