Filosofia, perguntado por mariaclaramarquez18, 8 meses atrás

do que depende a ação política?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Resposta: Passados mais de 30 anos, catarinenses surfam onda de prosperidade. Não tenho indicadores do progresso de Ermo, Turvo e Sombrio. Mas vejo o que ocorre nas cidades, estradas, empregos e índices de Educação e desenvolvimento. Sim, enfrentam dramas no saneamento, violência e sistema carcerário.

Contudo, uma certeza emerge: os agentes sociais, econômicos e políticos de lá foram cooptados pela febre da prosperidade e decidiram que ela deve ser maior do que as filigranas que acompanham as divergências nos grupo sociais.

Por aqui, ainda ouço: – Temos de planejar o futuro! Mas já foram feitos todos os diagnósticos, planos, pactos, programas e agendas – bons, tecnicamente. Não há mais vocábulo no dicionário do gauchês para a procrastinação. Na corrida entre os Estados perdemos contato com o pelotão da frente – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná – e Santa Catarina aponta no retrovisor.

O mago da gestão, apelidado de Vicente Falconi, já atuou aqui em consultoria para governos de diversos partidos e de todas as inflexões ideológicas. Auxiliou gaúchos, mineiros e cariocas a fazer o chamado gerenciamento matricial de despesa e receita. Ou: gastar melhor o dinheiro do povo e cortar custos fúteis. Falconi foi às plagas gaúchas, cariocas e aos montes mineiros, Estados onde a crise bateu pesado. Problema de Falconi? Não! O consultor auxiliou técnicos com métodos para dar mais economicidade e racionalidade à máquina pública.

Hoje, a crise não repousa mais na gestão. Depende da ação política de todos os poderes e lideranças. Gestão é importante, mas menor do que a política.

Passou o momento de acordos e pactos. Tudo é sabido. É hora da coragem e execução. Coragem para tomar decisões há décadas atrasadas. E execução! Termo visceral na literatura mundial sobre atingir – ou não – resultados. Governantes, empresários e comunidades de nações vitoriosas sabem de cor essa lição.

É hora do ponto final no proselitismo! E fazer o que tem de ser feito para que filhos e netos sobrevivam digna e honradamente. Ou o futuro será turvo, ermo e sombrio. Com minúscula.

Explicação:


mariaclaramarquez18: obrigado, mais poderia me explicar melhor?
Perguntas interessantes