Do ponto de vista político podemos considerar o período regional como
Soluções para a tarefa
Resposta:
A intensa movimentação política por todo o Brasil foi uma das características do Período Regencial que mais o marcou. Os acalorados debates políticos giravam em torno de três grupos que, posteriormente, viriam a se transformar nos dois partidos do Segundo Reinado.
Os três grupos políticos que existiam durante o Período Regencial eram:
Restauradores — representado pelas pessoas que defendiam o retorno de D. Pedro I como imperador do Brasil. Seus maiores expoentes eram os Irmãos Andradas (José Bonifácio foi um deles);
Liberais Exaltados — eram abertamente defensores do federalismo. Ou seja, tinham o objetivo de aumentar o número de províncias por todo o país. O nome mais influente desse meio foi Cipriano Barata, um dos maiores defensores da república;
Liberais Moderados — em sua grande maioria, eram monarquistas que defendiam que o poder deveria ser limitado ao imperador. O padre Feijó foi um de seus maiores representantes.
Durante o decorrer do Período Regencial, os três grupos foram se fundindo e acabaram se transformando no Partido Conservador (uma mistura dos grupos de restauradores e liberais moderados) e no Partido Liberal (uma mistura dos grupos exaltados, moderados e liberais).