Do ponto de vista histórico, é recente o lugar de destaque que o lazer assumiu em nossa sociedade. Foi reconhecido como direito social por legislações nacionais e estaduais, tem estudos e pesquisas ampliadas nas mais diferentes áreas de conhecimento, ocorre diversificação do mercado de trabalho para este setor e apresenta pujante crescimento da indústria do entretenimento. Outro aspecto importante do lazer é seu caráter polissêmico e multidisciplinar que o transformam num objeto de estudo e intervenção de amplo conjunto de setores acadêmicos e profissionais.
Junto a essa amplitude e importância crescente, são inúmeros os questionamentos sobre sua função social. Distrair trabalhadores de sua vida oprimida, impedindo o estabelecimento de estratégias de resistência? Recuperar o cansaço da vida laboral? Promover a melhoria da qualidade de vida? Nesta linha de problematização, Joffre Dumazedier entende o lazer como um conjunto de atividades opostas ao trabalho e que devem desempenhar funções bem específicas no interior da nossa estrutura social, promovendo:
A)
A diversão, o aumento da produtividade e o repouso.
B)
O aumento da produtividade, o repouso e a alienação.
C)
O descanso, a alienação e o desenvolvimento.
D)
A diversão, a alienação e o aumento da produtividade.
E)
O descanso, a diversão e o desenvolvimento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Letra E) O descanso, a diversão e o desenvolvimento.
Explicação:
Nas elaborações teóricas de Jofre Dumazedier, o lazer é visto como um conjunto de atividades opostas ao trabalho e que devem desempenhar funções bem específicas no interior da nossa estrutura social, promovendo o descanso, a diversão e o desenvolvimento– os famosos 3Ds de Dumazedier.
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Espanhol,
1 ano atrás