Do ponto de vista geográfico, os hemisférios Ocidental e Oriental são considerados uma referência temporal, e não, espacial, uma vez que dizem respeito ao estabelecimento dos fusos horários ao redor do globo. Certo ou errado? Justifique.
Soluções para a tarefa
O texto não está correto, pois os hemisférios são sim uma referência espacial para a geografia. Entenda o que é um hemisfério e qual sua relação com o estabelecimento dos fusos horários:
❏ O que é um hemisfério?
O globo pode ser dividido em quatro porções. Essa divisão facilita os estudos e a orientação geográfica. A partir da linha do Equador formam-se os hemisférios Norte e Sul, e a partir do Meridiano de Greenwich formam-se os hemisférios Ocidental e Oriental.
Exemplo: o Brasil está no Hemisfério Ocidental (à esquerda de Greenwich) e, ao mesmo tempo, nos Hemisférios Sul e Norte ( parte está abaixo da linha do Equador e parte está acima).
❏ Os fusos horários
A Terra é dividia em 24 linhas verticais imaginárias, que se distanciam umas das outras em 15°. Como o planeta leva 24 horas para dar uma volta completa ao redor de si mesmo, a diferença de horário entre cada uma dessas linhas é de 1 hora (pois 15° vezes 24 = 360°).
O horário tomado como referência é o de Greenwich, chamado de GMT. Os fusos à esquerda desse meridiano têm o horário atrasado, ou seja, na Europa agora é mais tarde em relação ao Brasil, enquanto no Alasca é mais cedo. Isso mostra que, além de servirem para orientação espacial, os hemisférios possuem grande importância na determinação dos fusos.
O Brasil possui quatro diferentes fusos horários. Confira o primeiro link abaixo para entender mais sobre esse assunto.
⫸EXTRA⫷
Os fusos no Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/25646520
Exercício sobre fuso horário:
https://brainly.com.br/tarefa/13251304