História, perguntado por rubenildee, 4 meses atrás

"Do ponto de vista escolar, estudar história da maneira tradicional, com destaque para a biografia de poderosos, de grandes líderes e dos feitos daqueles que marcaram o período em que viveram e até as gerações futuras, pode até interessar a muitos alunos, fazendo com que desenvolvam certa admiração e se sintam inspirados por tais figuras. Contudo, mesmo aqui, o leque de figuras históricas deve ser diversificado. Importante, por exemplo, que os alunos tenham referências positivas de personagens negros estudados para além das narrativas de resistência à escravidão (....). Nesse sentido, e pensando no desafio de dar destaque e visibilidade às minorias, é interessante que os estudantes conheçam personagens inspiradores, figuras importantes do movimento negro (como Martin Lugher King Jr., Ângela Davis, Léia Gonzalez e Sueli Carneiro), cientistas brilhantes (Como Patricia Era Bath e Mae Jemison), escritoras de talento reconhecido (como Toni Morrison, Chimamanda Ngozi, Yaa Gyasi, Jarid Arraes e Conceição Evaristo), entre outros tantos inventores, artistas, atletas e intelectuais fascinantes". JALES, Luana. Visbilidade histórica para mulheres, negros e índios. In: Pinsky, Jaime; PInsky, Carla Bassnesky. Combates pela HIstória. Editora Contexto, 2021, p. 209. Com base nas informações contidas no excerto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O excerto em questão é condizente com a perspectiva historiográfica bastante conhecida pelo termo “História vista de cima”, isto porque há uma ênfase e uma defesa em prol de uma ação docente que lance olhares e problematizações apenas para os grupos sociais detentores de expressivo poder político e econômico. PORQUE II- Esse excerto apresenta concordância com o ensino de história atual, o qual advoga que a história deve ser conhecida a partir da perspectiva da história vista de cima e de baixo, ou ainda, conhecida de modo a abarcar os agentes, os indivíduos e as coletividades do mais distintos grupos sociais. ​Acerca dessas asserções, considere a opçã

Soluções para a tarefa

Respondido por brasileiroswar86
3

Resposta:

Alternativa 4

Explicação:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


e1892787: bom cada um com sua visão, mas interpretando o texto, ambos os acertos se se completam e estão condizentes com o texto, eu concordo com a proposta da letra A.
canapu10: O texto inicial do excerto, na verdade, refere-se à "história vista de cima". No entanto, na sequência do excerto, verifica-se características de outra perspectiva historiográfica conhecida como "história vista de baixo". Não é o excerto todo.
canapu10: E mais, mesmo que a primeira assertiva estivesse correta, a segunda, correta que é, não justificaria a primeira. Então não poderia ser a alternatativa "A"
felipedasilvasoares9: 1V 2F
felipedasilvasoares9: 1F 2V 1F2V 1F2V
kaueraauvendaal: 1 falsa e 2 Verdadeira correto
Perguntas interessantes