Saúde, perguntado por annymacenah, 6 meses atrás

Do ponto de vista epidemiológico, a osteoporose pode se apresentar como um problema de difícil solução. Já que se trata de uma doença pouco sintomática, os pacientes somente procuram auxílio médico quando surgem intercorrências, especialmente fraturas e, menos frequentemente, dores ósseas ou diminuição da estatura. A incidência e prevalência da osteoporose e das fraturas aumentam com a idade. A osteoporose é tão comum quanto outras doenças, como a hipertensão arterial, o diabetes mellitus e a hipercolesterolemia. O risco de uma mulher apresentar fratura é maior do que o risco de apresentar câncer de mama e/ou útero. A osteoporose pode acometer homens e mulheres. Em média, uma em cada quatro mulheres após os 50 anos de idade tem osteoporose, comparados com um em cada oito homens na mesma faixa etária. Considerando-se o aspecto pouco sintomático da osteoporose, o planejamento terapêutico é fundamental para a adesão do paciente ao tratamento. Com base no texto, nos seus conhecimentos sobre a fisiopatologia e no tratamento da osteoporose, assinale a alternativa incorreta:
a.
Perante a abordagem terapêutica adequada, é possível recuperar parte da massa óssea.

b.
O melhor método diagnóstico para detectar a osteoporose é a densitometria óssea, pela qual é possível quantificar a densidade de massa óssea.

c.
As mulheres apresentam maior risco de desenvolver a osteoporose.

d.
A osteoporose é uma patologia local do osso e não uma alteração metabólica de origem sistêmica.

e.
Normalmente a osteoporose é assintomática e descoberta diante de um episódio de fratura.

Soluções para a tarefa

Respondido por jeferson14jh
0

O tratamento para osteoporose visa a diminuição da massa óssea, mas não consegue recuperar o que já foi perdido no curso da doença.

Sendo assim, a alternativa incorreta sobre fisiopatologia/tratamento dessa doença encontra-se na letra A.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença silenciosa, por isso pouco sintomática, mais comum em mulheres, que provoca uma perda progressiva e acelerada da matriz óssea, causando modificações microestruturais potencialmente danosas.

Sua causa está relacionada a um desequilíbrio metabólico de células que compõem sua estrutura (osteoblastos e osteoclastos), que levam a uma elevação da taxa de reabsorção óssea.

Por ser assintomática, normalmente o diagnóstico só é feito através da densitometria óssea depois de um episódio de fratura.

Leia mais sobre metabolismo ósseo em: https://brainly.com.br/tarefa/25169164

#SPJ9

Perguntas interessantes