História, perguntado por mariaadatik, 10 meses atrás

Do ponto de vista econômico, que medidas tomadas por D. João no Brasil aceleraram o processo de independência? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrosantos180
8

Resposta:A introdução de estabelecimentos de Ensino Superior, o Tratado de Navegação e Comércio e a transferência da capital do Império Português para o Rio de Janeiro foram as principais medidas tomadas por Dom João que encaminharam o Brasil ao processo de independência.

As universidades fizeram circular os ideais liberais, contrários ao Absolutismo, o Tratado de Navegação e Comércio abriu os portos do Brasil aos interesses e capitais estrangeiros e a transferência da capital colocou o Brasil no "mapa" diplomático, o que acabou precipitando a Independência em 1822.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/6655771#readmore

Explicação:

Respondido por eduardospagnolo
1

Do ponto de vista econômico, as principais medidas tomadas por Dom João VI que aceleraram o processo de independência no Brasil foi a abertura dos portos e a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves.

Medidas de Dom João VI e a Independência do Brasil

Com a vinda da família real portuguesa ao Brasil, Dom João irá realizar diversas mudanças que concedeu uma maior autonomia política e econômica às elites brasileiras, e com isso essas elites irão crescer e recusar voltar ao status de colônia.

Com a "Abertura dos Portos às Nações Amigas" e com a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves, o Brasil deixa de ser uma colônia e não está mais subjugado ao pacto colonial, o que permitiu a ascensão política e econômica das elites brasileiras que quando chegar a hora, irão recusar o processo de recolonização, pressionando Dom Pedro para proclamar a independência do Brasil.

Saiba mais sobre "Medidas de Dom João VI e a Independência do Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17690733

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes