do ponto de vista do autor do manuscrito como foi a sequência de contatos entre Incas e espanhóis
Soluções para a tarefa
A expedição espanhola que iniciou a conquista dos incas foi organizada pelo espanhol Francisco Pizarro, um plebeu que havia chegado à América com 34 anos (em 1532, ele tinha 56 anos). Pizarro possuía domínios em Castilla del Oro (Panamá) e, a partir de relatos de outros exploradores, interessou-se pela região chamada “Biru”, onde se dizia haver grandes riquezas.
Em 1527, realizou uma expedição para localizar o Império Inca. No entanto, essa expedição fracassou, e Pizarro encontrou apenas povos subjugados pelos incas. Em 1529, Pizarro conseguiu autorização do rei espanhol, Carlos V, para empreender a conquista desse império. Então, ele partiu do Panamá com cerca de 200 homens, 27 cavalos e indígenas, que eram seus intérpretes.
Quando chegou às regiões dominadas pelos incas, Pizarro descobriu que uma guerra civil havia acontecido entre as forças de Atahualpa e Huáscar, resultando na vitória de Atahualpa. Em seguida, Pizarro organizou um encontro com Atahualpa nas montanhas de Cajamarca, no caminho para Cuzco. Durante esse encontro, um desentendimento entre espanhóis e incas resultou no massacre desses indígenas e, em seguida, seu líder, Atahualpa, foi feito prisioneiro.
Atahualpa ofereceu a Pizarro um quarto cheio de ouro para que fosse libertado. Pizarro aceitou a oferta, porém, não o libertou. Tempos depois, Atahualpa foi enforcado a mando do espanhol. Alguns relatos contam que Pizarro fez isso sob orientação de Diego de Almagro.
A partir da morte de Atahualpa, a guerra civil entre seus defensores e os de Huáscar intensificou-se. Os espanhóis, então, aproveitaram-se disso, o que levou ao enfraquecimento do Império Inca. Assim, os espanhóis conquistaram a capital Cuzco e, em sequência, Quito. Para garantir o contato com o Panamá, Pizarro fundou a cidade de Lima na costa peruana, em 1535.
Fonte: conquista do império inca - Escola Brasil
O contato com os Incas se iniciou de maneira pacífica, porém, foi seguido de um massacre promovido pelos espanhóis após um desentendimento. Em sequência os europeus usaram conflitos políticos internos para derrubar o Império Inca.
Os europeus foram recebidos de maneira pacífica pelos Incas, que os receberam desarmados junto de Atahualpa, seu imperador. Após os nativos se negarem a seguir o cristianismo, foram emboscados e massacrados pelas tropas espanholas.
Além do massacre de força desproporcional graças às armas de fogo, os espanhóis usaram conflitos interno do Império Inca a seu favor, alimentando a guerra civil que acontecia para dominar o território inca.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/11746766