História, perguntado por julioalmeida10p7er57, 11 meses atrás

do ponto de vista de Marx e Engels, as desigualdades sociais do sistema capitalista entre burgueses e proletários foram únicas na história? Que informações eles apresentam para justificar esse ponto de vista?

Soluções para a tarefa

Respondido por Lmenezes7
5
De acordo com a teoria Marxista, as desigualdades sempre existiram ao longo da história humana, é um fenômeno inevitável. Na visão da dupla, sempre existiu uma classe dominante e uma classe "dominada". Isso transcenderia tempo e espaço, ocorrendo em qualquer período e em qualquer região ( Ex: Egito Antigo - Faraó/Governo/Dominador, Povo/Dominados. Idade Média - Senhor Feudal/Dominador, Camponeses/Dominados ) . Além disso, todas as classes "dominadas" da história geral, segundo eles, tiveram seu momento de revolução, onde teriam mudado a estrutura de poder e se libertado de seus dominadores.

A teoria do socialismo, em um de seus muitos pontos, visa incentivar os proletários a se libertarem da classe opressora burguesa e, por conseguinte, mudar o sistema social e de distribuição de poder em que vivem ( o que não aconteceu até o presente momento, frustrando as expectativas de Marx sobre o proletariado ).

A respeito dessa rotina cíclica de dominadores e dominados que buscavam sempre o dominio dos recursos materiais e que sempre existiram na história humana em um conflito, Marx chama de Luta de Classes, e foi uma de suas principais teorias. Ela exemplifica e compara as classes dominantes e dominadas ao longo da história, bem como abre um precedente histórico para prever que um dia o proletariado se libertaria.


Resposta Resumida:

Não, as desigualdades entre classes sempre existiram e as mesmas estão sempre se enfrentando por um novo modelo social ( Luta de Classes ). As informações que justificam essa resposta são: a teoria da Luta de Classes em si e a aplicação dela em um contexto histórico amplo ( ao longo de vários períodos ), o que a comprova.

julioalmeida10p7er57: muito obrigado, ajudou muito!
Perguntas interessantes