Do ponto de vista da orquestra, o romantismo foi o responsável direto pela saída da música das cortes reais e salões aristocráticos para os teatros e as salas de concerto, acessíveis a um número muito maior de pessoas, nobres e plebeus. Com isso, o pequeno espaço dos palácios antes destinado a uma pequena formação clássica, deu lugar agora a grandes teatros, que não só precisavam, mas também pediam uma potência sonora maior. Beethoven começou, pela própria necessidade desta potência, a acrescentar instrumentos. A orquestra romântica começou aumentando as cordas e os metais: 14 primeiros violinos, 12 segundos, 8 violas, 8 celos e 6 contrabaixos, além de 4 trompas ao invés de duas. O romantismo foi o grande responsável, ao acrescentar a dimensão dramática à música, por desvincular totalmente a música instrumental da ópera, fazendo delas duas instâncias muito diferentes. A orquestra se consolidou e atingiu seu apogeu neste período.
Disponível em: . Acesso em: ago. 2021. Adaptado.
Assinale a alternativa correta sobre o texto.
A) As apresentações musicais precisavam de potência sonora maior, o que levou a música dos salões da nobreza para grandes salas de concertos e teatros.
B) A orquestra precisava de teatros e salas de concerto acessíveis a um número maior de pessoas, foram feitas reformas nos palácios, para abrigar as salas de apresentação.
C) A orquestra precisou de um número maior de instrumentos, na era romântica, embora tenha continuado a se apresentar nas cortes reais e salões aristocráticos.
D) A orquestra precisava utilizar poucos instrumentos, para poder caber nos ambientes onde se apresentava, como os salões aristocráticos.
E) A orquestra foi a grande responsável por fazer da música instrumental e da ópera duas instâncias inseparáveis.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes