Do ponto de vista da literatura patrística, a filosofia aparece ora no mundo grego, ora no mundo latino. Então costuma-se abordá-la sob a seguinte nomemclatura: filosofia helênico-patrística e filosofia da patrística latina. De um lado, na configuração da filosofia na Patrística é fundamental o Cristianismo como fato religioso. Nesse sentido pressupõe-se a revelação dada por Deus, implicando assim um tipo de saber transracional em diálogo ou em tensão com sabedoria humana.
É importante ressaltar que o Cristianismo não se mostrou como um fato filosófico em si mesmo, mas “como um sistema de crenças ou como uma concepção das relações entre o homem e Deus”. SILVA, Bento; Costa, Ricardo da. História da Filosofia Medieval. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2015.
O excerto acima explica a relação existente entre a filosofia grega e os primórdios do cristianismo, o que posteriormente foi denominado como Patrística.
De acordo com o excerto acima e dos estudos realizados nessa disciplina, determine Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas abaixo, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) O termo helênico-patrístico refere-se as bases da filosofia grega que nasceram do pensamento cristão da Idade Média.
( ) Dois dos principais representantes da Patrística Medieval foram Justino e Santo Agostinho de Hipona.
( ) A Patrística está relacionada a um movimento filosófico cristão do final da Antiguidade e Início da Idade Média que foi responsável por utilizar-se da filosofia grega e latina para constituir uma doutrina cristã que pudesse se expandir.
Soluções para a tarefa
Respondido por
33
Questão A - (V V V).
Livro a partir da pág. 119
Livro a partir da pág. 119
veneroski:
concordo letra A
Respondido por
17
concordo resposta letra a
Perguntas interessantes