Do ponto de vista da distribuição espacial, a história da industrialização brasileira pode ser dividida em duas grandes fases: na primeira, assistiu-se a um movimento de concentração da atividade industrial no Sudeste – sobretudo São Paulo –, que se estendeu, aproximadamente, de 1930 a 1970, seguido de uma tendência à desconcentração, que se estendeu desse último até 1985. DINIZ FILHO, L. L. Para onde irão as indústrias. In: ALBUQUERQUE, E. S. de (Org.). Que país é esse? São Paulo: Globo, 2005, p. 63-100. Com base no exposto, apresente a estratégia utilizada por estados e municípios, com o objetivo de instalar indústrias nos domínios territoriais, que levou ao tímido processo de desconcentração industrial no Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ta no sigma ne seu sem vergonha vai no livro de geografia capitulo 5 e 6 q vc acha
Explicação:
Muitas estratégias foram adotadas visando a descentralização industrial no Brasil, tanto no âmbito do Estado, quanto dos estados e municípios. Primeiramente, houve a elaboração de políticas governamentais com o objetivo de incentivar a interiorização, como por meio da construção de longas rodovias e estradas em direção ao interior do país.
Houve, portanto, um investimento na infraestrutura e nos meios de transporte em áreas menos populosas. Além disso, os próprios estados ofereciam ótimas condições para novas indústrias se instalarem nesses territórios, com incentivos fiscais que acirravam a guerra fiscal incipiente no país.
Ademais, terrenos para construção foram ofertados para a formação de novos tecnopolos nas cidades mais afastadas e pouco industrializadas. Por fim, a saturação nos grandes polos industriais (sudeste) e péssimas condições de vida nessas regiões contribuíram para o êxodo da mão de obra qualificada e barata para o interior do país.
Outras questões sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/1026554