Filosofia, perguntado por sandraebranco, 10 meses atrás

Do latim cognoscere, que significa ato de conhecer, a palavra conhecimento designa o modo pelo qual o sujeito cognoscente (que conhece) se apropria de um objeto cognoscível (o que pode ser conhecido) e o representa mentalmente (LALANDE, 1999). Desse modo, o ato do conhecimento diz respeito à relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido, isto é, diz-se de um processo que envolve o sujeito conhecedor, com sua consciência, e um objeto, que pode ser a realidade, o mundo, os inúmeros fenômenos. Tendo em conta os conceitos de sujeito e objeto e a relação entre eles no âmbito da produção do conhecimento, julgue os itens a seguir. I O objeto é algo fora da mente, mas é também a própria mente quando percebida como espaço de reconhecimento dos afetos, dos desejos e das ideias. II O ato de conhecer ressalta a noção de homem irredutível, ou seja, de um sujeito que deve ser domínio positivo do saber e não pode ser objeto conhecimento. III Ao mesmo tempo em que o homem é sujeito do conhecimento, ele é também objeto, pois é capaz de pensar o mundo que o rodeia, sendo, dessa maneira, o mundo, o chão de sua criação. Está CORRETO o que se afirma em: I e III. II, somente. III, somente. I, somente. II e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaguedes786
0

Eae t-t

Alternativa "D"


sandraebranco: resposta corrigida somente I e III
mariaguedes786: Então t-t
Respondido por BrenoSousaOliveira
2

O conhecimento é um processo que começa externamente ao homem e termina internamente. Por isso a opção correta é a primeira alternativa.

Conhecimento humano

Para a filosofia conhecer é contemplar, uma vez que a realidade é externa ao homem o homem precisa voltar-se para fora de si para então conhecer o mundo a sua volta.

I- Correto, pois no ato de contemplação ''Ab Extra'' (Fora da mente) é que o homem pode ver algo externo a si, abstrair aspectos da realidade e então passar a conhecer o que não sabia.

II- Falso, o homem pode conhecer a si mesmo e por isso pode ser o objeto de estudo.

III- Correto, o homem ao mesmo tempo que pode conhecer o mundo pode ser conhecido também.

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