Biologia, perguntado por Julligloss, 6 meses atrás

Do cruzamento entre diíbridos para dois pares de genes com segregação independente obtiveram-se 640 descendentes. Desses, espera-se que sejam homozigotos para os dois pares de genes:

a) 80.

b) 120.

c) 160

d) 320.

e) 480.

Soluções para a tarefa

Respondido por DuuudsLD
4

A partir da análise das alternativas, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra A.

  • Mas como saber disso ?

É simples, ela nos disse que do cruzamento entre dois diíbridos para 2 pares de genes com segregação independente, obtiveram-se 640 descendentes. Dito isso, nos pergunta quantos devem ser homozigotos para os 2 pares de genes.

  • Certo, e como resolver essa questão ?

Vamos pegar 2 pares de genes alelos A e B para resolver essa questão, se os indivíduos são diíbridos, isso significa que o genótipo de ambos se dá por AaBb, agora que nós sabemos o genótipo dos indivíduos, vamos apenas fazer o cruzamento entre eles.

  • E como fazemos o cruzamento entre diíbridos ?

Temos que, em primeiro lugar, retirar os gametas que cada genótipo produz, se o genótipo se dá por AaBb, então um indivíduo com esse genótipo produz 4 gametas, são eles :

  1. AB
  2. Ab
  3. aB
  4. ab

E como são 2 indivíduos de mesmo genótipo, basta jogarmos esses gametas no quadro de Punnett que será montado, a partir do quadro, nós podemos determinar as proporções genotípicas e consequentemente encontrarmos o número de descendentes.

  • Vamos montar o quadro de Punnett :

   

                   AB            Ab               aB             ab

AB              AABB       AABb          AaBB       AaBb

Ab              AABb       AAbb           AaBb        Aabb

aB              AaBB        AaBb          AaBB         aaBb

ab               AaBb        Aabb          AaBb         aabb

Ao analisarmos esse quadro de Punnett, nós percebemos que 2 genótipos de 16 são homozigotos para os 2 pares de genes, sendo 1 homozigoto dominante para os 2 pares de genes (AABB) e outro sendo homozigoto recessivo (aabb).

E agora basicamente terminamos a questão, basta multiplicarmos essa proporção genotípica (2/16 ou 1/8) pelo total de descendentes, sendo assim, encontramos que o total de descendentes é de 80, isso porque :

  • Encontrando o total de descendentes :

\dfrac{1}{8} \cdot\dfrac{640}{1}=\dfrac{640}{8}=\boxed{80~descendentes}

Portanto, a partir dos cálculos, descobrimos que a alternativa correta é a letra A.

Bons estudos e espero ter ajudado :)

Anexos:
Respondido por marileiaesilvio
0

Resposta:

opção correta letra A

Explicação:

Do cruzamento entre indivíduos AaBb, haverá 1 fourth de chance de nascerem indivíduos duplo-heterozigotos; portanto, de uma prole composta por 320 descendentes, espera-se que 80 sejam AaBb.

Perguntas interessantes