DO CENTRO AO PONTAL, AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRAIAS CARIOCAS Pedra da Prainha, Peixe, Pedro, Santa Luzia, Gamboa, Saúde, Valongo. Os nomes, certamente, não estão na lista das praias preferidas dos cariocas. Muitos, talvez, sequer imaginam que estas foram, de fato, praias da cidade, extintas ou completamente modificadas entre os séculos 19 e 20, quando a urbanização das zonas costeiras se intensificou. Mesmo praias oceânicas, como as famosas Copacabana e Ipanema, que não podem faltar no roteiro de um turista no Rio de Janeiro, tiveram suas faixas de areia tomadas por estruturas, aterradas ou alinhadas por paredões. Tanta mudança teve e tem suas consequências: a redução da resistência a ressacas e à subida do nível do mar. A cidade do Rio de Janeiro se esparramou pela costa para crescer. Tomou conta das praias com aterros, muros e outras estruturas onde, hoje, há espigões, calçadões, autopistas, faixas de areia equipadas para lazer e tanto mais. Afinal, como ocorreu esse processo que se estendeu por séculos e persiste até hoje, apesar dos já conhecidos danos à dinâmica natural das praias e suas consequências?
A)A invasão das praias cariocas por estruturas como calçadas, autopistas e faixas de areia para pedestres.
B) A mudança ocorrida em praias do Rio de Janeiro como Gamboa, Saúde e Valongo, por exemplo.
C) A importância das praias de Copacabana e Ipanema no roteiro de turistas no Rio de Janeiro.
D) A expansão da cidade do Rio de Janeiro por toda a costa da Baía de Guanabara.
Soluções para a tarefa
D)
A expansão da cidade do Rio de Janeiro por toda a costa da Baía de Guanabara.
Explicação:
espero ter ajudado
coloquei a mesma resposta :)
A informação principal do texto lido está indicada na alternativa B.
Explicação:
Como o próprio título do texto já antecipa par ao leitor, o texto em questão fala das mudanças pelas quais passaram as praias cariocas.
As praias do Rio de Janeiro, como Pedra da Prainha, Peixe, Pedro, Santa Luzia, Gamboa, Saúde, Valongo, Copacabana e Ipanema, sofreram mudanças ao longo de tempo devido à intensificação da urbanização das zonas costeiras.
Como o próprio texto indica, as faixas de areia foram tomadas por "estruturas aterradas ou alinhadas por paredões", e a consequência foi a "redução da resistência a ressacas e à subida do nível do mar".