História, perguntado por thalliaoliveria, 8 meses atrás

Do Brasil descoberto esperavam os
portugueses a fortuna fácil de uma nova Índia. Mas o pau-brasil, única riqueza brasileira de simples extração antes da “corrida do ouro” do início do século XVIII, nunca se pôde comparar aos preciosos produtos do Oriente. (...) O Brasil dos primeiros tempos foi o objeto dessa avidez colonial. A literatura que lhe corresponde é, por isso, de natureza parcialmente superlativa. Seu protótipo é a carta célebre de Pero Vaz de Caminha, o primeiro a enaltecer a maravilhosa fertilidade do solo.colonização portuguesa, no século XVI, se valeu de algumas estratégias para usufruir dos produtos
economicamente rentáveis no território brasileiro, e de medidas para viabilizar a ocupação e administração do mesmo. São exemplos dessas estratégias e dessas medidas, respectivamente:

a) a prática do escambo com os indígenas e a instituição de vice-reinos, comarcas, vilas e freguesias.

b) a implementação do sistema de plantation no interior e a construção, por ordem da Coroa, de extensas fortalezas e fortes.

c) a imposição de um vultoso pedágio aos navios corsários de distintas procedências e a instalação de capitanias hereditárias.

d) a introdução da cultura da cana-de-açúcar com uso de trabalho compulsório e a instituição de um governo geral.

Soluções para a tarefa

Respondido por edivaniaedaniel34
1

Resposta:

Letra D

Explicação:

a partir do século 16 , por conta da grande fertilidade dos solos brasileiros , e dos solos de Massapê, os portugueses viram no Brasil a possibilidade da implantação do cultivo açucareiro.

Perguntas interessantes