do arco o nome é vida e a obra é morte... ( heraclito sobre a natureza. Trad. de José Cavalcante de Souza. são Paulo: nova cultural, 1989,p 56. coleção. Os pensadores..) este fragmento ilustra bem o pensamento de heraclito, que acreditou ser o mundo o eterno fluir comparado a um rio no qual entramos e não entramos... assinale a alternativa que explica o fragmento mencionado acima?
Soluções para a tarefa
Resposta:
(A) Todas as coisas estão em oposição umas com as outras, o que explica o caráter mutável da realidade. A unidade do mundo, sua razão universal resulta na tensão entre as coisas, daí o emprego frequente, por parte de Heráclito, da palavra guerra para indicar o conflito como fundamento do eterno fluxo.
Explicação:
Alternativas encontradas:
A) Todas as coisas estão em oposição umas com as outras, o que explica o caráter mutável da realidade. A unidade do mundo, sua razão universal resulta da tensão entre as coisas, daí o emprego frequente, por parte de Heráclito, da palavra guerra para indicar o conflito como fundamento do eterno fluxo.
B) A harmonia que anima o mundo é aberta aos sentidos, sendo possível ser conhecida na multiplicidade daquilo que é manifesto, uma vez que a realidade nada mais é que o eterno fluxo da multiplicidade do Lógos heraclítico.
C) A unidade dos contrários, a vida e a morte, é imóvel, podendo ser melhor representada para o entendimento humano por intermédio da imagem do fogo, que permanece sempre o mesmo, imutável e continuamente inerte, e não se oculta aos olhos humanos.
D) O arco, instrumento de guerra, indica que a ideia de eterno fluxo, das transformações que compõem o fluxo universal, é o fundamento da teoria do caos, pois o fogo se expande sem medida, tornado a realidade sem nenhuma harmonia ou ordem.
E) Para Heráclito tudo era ‘’ser’’. Não havendo qualquer mudança ou transição de fato, apenas a ilusão disto.
Alternativa correta: A)
A alternativa que diz "Todas as coisas estão em oposição umas com as outras, o que explica o caráter mutável da realidade. A unidade do mundo, sua razão universal resulta da tensão entre as coisas, daí o emprego frequente, por parte de Heráclito, da palavra guerra para indicar o conflito como fundamento do eterno fluxo" é a que melhor define a harmonia dos contrários e o eterno devir que caracterizam a filosofia de Heráclito. Segundo ele, o mundo está em constante guerra dos contrários, o que acaba por significar um sistema filosófico que se opõe ao de Parmênides.