dNo estudo da Cartografia o que são os chamados signos?
Soluções para a tarefa
A linguagem cartográfica é composta por signos gráficos, cuja estruturação se dá pela presença de dois elementos: o significante e o significado. ... No caso dos mapas, estes significantes são os signos gráficos que representam uma determinada informação espacial – o significado.
Podemos classificar a simbologia dos mapas em três principais tipos de legenda, tipificados a partir de suas formas em: linear, pontual e zonal.
• Os símbolos pontuais costumam ser empregados quando a superfície dos objetos a serem destacados possui dimensões desprezíveis em relação à área total representada. Por exemplo: um ponto de ônibus em uma cidade inteira ou uma cidade no mapa-múndi. Eles possuem a vantagem de representar a localização exata dos pontos indicados.
• Os símbolos lineares são aqueles utilizados para representar objetos e elementos de larga extensão, mas que não possuem uma largura relevante. Essas representações precisam necessariamente estarem de acordo com a escala do mapa para indicar corretamente a extensão dos pontos indicados. Exemplo: rodovias e ferrovias.
• Os símbolos zonais são utilizados para representar áreas inteiras ao longo de um mapa, como a extensão de um campo agrícola ou o espaço urbano na área de um município.
(não precisa copiar isso se quiser).
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^
Além desses três tipos, são empregados também outros elementos para compor os signos e os padrões de significação das legendas. Quando essas expressam um fenômeno quantitativo, podem variar conforme o tamanho dos pontos, os tipos de preenchimento dos desenhos ou até os padrões de cores. Por exemplo: em um mapa que indica as temperaturas de uma região, podem ser usados tons de vermelho em legendas zonais, em que as regiões mais quentes são preenchidas com cores mais escuras e regiões mais frias com cores mais claras.
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^