DNM//Evolução da meta e o número de equipes de Saúde da Família implantadas, no Brasil, de 1994 a 2011.
Evolução implantação ESF no Brasil
Os NASF, criados pela Portaria nº 154, de janeiro/2008, visam a aumentar a resolutividade das ações de Atenção Básica, com a incorporação de novos saberes, além de qualificar o olhar e a escuta das equipes de Atenção Básica. Considerando o contexto, avalie as afirmações a seguir:
I. Com o intuito de apoiar o trabalho dos profissionais da Estratégia de Saúde da Família na Atenção Básica e potencializar o escopo das ações em nível de resolutividade, territorialização e regionalização criou-se em 2008 o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
II. O NASF é constituído por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, dentre elas Nutrição, que atuam em parceria com as Equipes de Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde nos territórios sob responsabilidade destas, e atuando diretamente no apoio a elas e na unidade na qual o NASF estará cadastrado.
III. O NASF constitui porta de entrada do Sistema, e deve atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes de Saúde da Família.
IV. A responsabilização compartilhada entre as equipes de Saúde da Família e a equipe do NASF na comunidade, prevê a revisão da prática do encaminhamento com base nos processos de referência e contrarreferência, atuando no fortalecimento de seus atributos e no papel de coordenação do cuidado, dentro do SUS.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As afirmativas I e II estão corretas.
b. As afirmativas II e III estão corretas.
c. As afirmativas III e IV estão corretas.
d. As afirmativas I, II e III estão corretas.
e. As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
eu não tenho potencial tudo para responder mas quando eu tiver eu falo
Resposta:
A resposta correta é: As afirmativas I, II e IV estão corretas..
Explicação:
O NASF tem como objetivos: qualificar a Atenção Básica, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família, ampliando a resolubilidade e integralidade das ações; ampliar e apoiar o acesso às ações em áreas estratégicas; apoiar a inserção da ESF na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização, a partir da Atenção Básica. Os objetivos do NASF, por sua vez, estão em consonância com as seguintes diretrizes do SUS: integralidade, territorialidade, educação popular e participação social, interdisciplinaridade, intersetorialidade, educação permanente em saúde. O processo de trabalho no NASF adota a clínica ampliada como a principal ferramenta para atingir os seus objetivos, com três componentes tecnológicos: apoio matricial, projeto terapêutico singular e projeto de saúde coletiva.
A afirmativa III está incorreta: O NASF não constitui porta de entrada do Sistema, e deve atuar de forma integrada à rede de serviços de saúde, a partir das demandas identificadas no trabalho conjunto com as equipes de Saúde da Família.