Biologia, perguntado por alissaabranchepb929e, 10 meses atrás

DNA é o material genético de todos os organismos da Terra. Quando o DNA é transmitido dos pais para os filhos, ele pode determinar algumas das características das crianças (tais como cor dos olhos ou dos cabelos). Uma molécula de DNA não se reduz a uma cadeia longa e repetitiva de nucleotídeos. Ao invés disto, ela é dividida em unidades funcionais chamadas genes. Cada gene pode fornecer instruções para um produto funcional, ou seja, uma molécula necessária para realizar um trabalho na célula. Em muitos casos, o produto funcional de um gene é uma proteína. A) DETERMINE e EXPLIQUE os processos que ocorrem dentro do núcleo para que uma proteína seja formada a partir das instruções fornecidas pelos genes.

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
1

A informação contida no DNA é expressa dando origem às proteínas, por meio de processos de transcrição, etapa em que a informação é transferida para uma molécula de RNA mensageiro (m-RNA) e, por meio do processo de tradução, a mensagem transportada por m-RNA é traduzido em proteína.

Os processos que ocorrem dentro do núcleo para que uma proteína seja formada são:

  • Transcrição gênica:

É o processo pelo qual as informações contidas em um gene de DNA são transferidas para um RNA mensageiro (mRNA). A mensagem do DNA (nDNA) é transferido para formar uma proteína no citoplasma.

A informação contida na sequência do DNA é transferida para a sequência da proteína usando vários RNAs como intermediários.

Durante a transcrição do gene, as sequências de DNA são copiadas para o RNA por uma enzima chamada RNA polimerase (pRNA), que sintetiza o RNA mensageiro que mantém as informações da sequência de DNA.

  • Tradução gênica:

É o processo que converte uma sequência de RNA mensageiro em uma cadeia de aminoácidos para formar uma proteína. É produzido no citoplasma, onde se encontram os ribossomos.

Na tradução, o RNA mensageiro é decodificado para gerar uma cadeia específica de aminoácidos, chamada de polipeptídeo.

O ribossomo é capaz de decifrar o código da sequência de bases do mRNA e traduzi-la na cadeia de aminoácidos de uma determinada proteína, onde, cada códon (sequência de três bases) codifica um aminoácido ou um sinal (o início ou o fim de uma proteína).

Perguntas interessantes