diz-se que o fumo pode causar câncer em diversos órgãos, inclusive na bexiga,e nos rins.Pense: como as substâncias químicas do cigarro,cuja fumaça é inalada pelo sistema respiratório, podem chegar até o sistema urinário?
Soluções para a tarefa
Resposta: ESPERO TER AJUDADO
Explicação:
Doenças associadas ao uso do cigarro
Doenças coronarianas (25%)
Angina e infarto
Doenças pulmonares obstrutivas crônicas – DPOC (85%)
Bronquite e enfisema
Câncer em geral (30%)
Pulmão (90%)
Boca
Laringe
Faringe
Esôfago
Pâncreas
Rim
Bexiga
Colo de útero
Doenças cerebrovasculares (25%)
Derrame cerebral
Úlceras digestivas
Infecções respiratórias variadas
No Brasil, estima-se, anualmente, a morte precoce de 80 mil pessoas em virtude do tabagismo, número esse que vem aumentando ano a ano.
Em outras palavras, cerca de 10 brasileiros morrem por hora por causa do cigarro, sendo o câncer a principal causa de morte.
Os fumantes têm 10 vezes mais chances de morrer de câncer de pulmão do que os não-fumantes. Em 98% dos tabagistas são encontradas, na mucosa que reveste os brônquios, alterações compatíveis com o câncer de pulmão. A chance de se ter câncer diminui quando se pára de fumar e, após 15 anos sem fazer uso do tabaco, os ex-fumantes voltam a apresentar características semelhantes àquelas dos que nunca fumaram.
Os fumantes têm ainda maior probabilidade de morrer por doença coronariana, especialmente os fumantes jovens.
Provavelmente, o tabagismo é responsável por aproximadamente 45% dos óbitos por doença coronariana nos homens com menos de 65 anos de idade; e por mais de 25% nos de idade superior a 65 anos. Além disso, os fumantes do sexo masculino entre 45 e 54 anos de idade têm quase três vezes maior probabilidade de morrer de infarto do que os não-fumantes da mesma faixa etária.
Fatores de risco para a doença coronariana
O tabagismo
A hipertensão arterial (pressão alta) O colesterol alterado
Efeitos no resto do corpo
A nicotina produz um pequeno aumento no batimento cardíaco, na pressão arterial, na freqüência respiratória e na atividade motora.
Quando uma pessoa fuma um cigarro, a nicotina é imediatamente distribuída pelos tecidos. No sistema digestivo provoca queda da contração do estômago, dificultando a digestão. Há um aumento da vasoconstricçao e na força das contrações cardíacas.