divisão do cristianismo, em tres grandes religiões (catolicismo, protestantismo, ortodoxos)
Soluções para a tarefa
Católicos.
O catolicismo romano, com sede na Roma, representa 50% da toda a Cristandade. É majoritário no Centro e no Sul da Europa, na Irlanda e na América do Sul.
A Igreja Católica tem 1.100 milhões de adeptos em todo o mundo, a metade da população cristã mundial. O Brasil tem o maior número de católicos do mundo (134 milhões de pessoas). Há mais católicos no Brasil que na Itália, na França e na Espanha juntas. Os dez países com o maior número de católicos (o Brasil, o México, as Filipinas, os Estados Unidos, a Itália, a Colômbia, a França, a Polónia, a Espanha e a República Democrática do Congo) contêm mais da metade (56%, 607 milhões de pessoas) dos católicos do mundo.
Há 67 países nos que os católicos constituem a maioria da população. Mais de 70% dos católicos vivem no continente americano (48%) e na Europa (24%). Quase 40% vivem na América Latina e as Caraíbas. Mais da uma quarta parte dos católicos vivem na região da Ásia-Pacífico (12%) e na África Subsariana (16%).
Protestantes.
O Protestantismo é majoritário no norte da Europa, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Os 801 milhões de protestantes do mundo, constituem 37% da população cristã mundial. A Reforma protestante, que dividiu o cristianismo ocidental e deu a luz ao protestantismo, teve lugar na Europa no século XVI. Hoje, no entanto, só dois dos dez países com as maiores populações protestantes são europeus: os Estados Unidos, a Nigéria, a China, o Brasil, a África do Sul, o Reino Unido, a República Democrática do Congo, a Alemanha, o Quénia e a Índia.
Ortodoxos.
Há 260 milhões de cristãos ortodoxos, que compõem 12% da população cristã mundial.
Quase quatro de cada dez cristãos ortodoxos de todo o mundo (39%)
residem na Rússia, o país com o maior número de ortodoxos. A Etiópia
conta com o segundo maior número de cristãos ortodoxos e mais de três vezes ortodoxos que a Grécia.
O resto de tradições cristãs (Mórmones,
Testemunhas de Jeová...) representa 0,1% do total da Cristandade.
Embora é necessário indicar que teve muitas mais cisões que não
contemplaremos aqui.O cristianismo tornou-se na religião oficial do império romano no 380. Até
o 1054, a cristandade formou um bloco monolítico (exceto pequenos movimentos como o Nestorianismo). Isto é, aproximadamente a metade da sua história, 1000
anos, o cristianismo foi unitário.