“Dividiu-se em três partes o Universo, e cada qual logrou sua dignidade. Coube-me habitar o mar alvacento, quando se tiraram as sortes, a Hades couberam as brumosas trevas e coube a Zeus o vasto Céu, no éter, e as nuvens. A terra ainda é comum a todos, assim como o vasto Olimpo.”
Segundo o texto de Homero, a origem do Universo é explicada pela divisão feita por Cronos entre seus três filhos: Poseidon, Hades e Zeus. A visão mítica revelada por relatos como esse permeou as sociedades gregas e romanas da Antiguidade e atribuiu um caráter religioso a seu legado artístico e cultural. As religiões e as mitologias são formas de explicar os mistérios do mundo que tiveram grande importância para a formação dos povos da Antiguidade. A mitologia grega, por exemplo, criou narrativas sobre a natureza, os sentimentos humanos presentes no imaginário do mundo ocidental.
Dessa perspectiva, analise os enunciados a seguir:
I. A mitologia grega influenciou muito as sociedades contemporâneas, por exemplo, o médico e pai da psicanálise (área da psicologia) Sigmund Freud, se reportou para os mitos gregos, a fim de buscar respostas sobre a humanidade atual. Dele nasceu uma das bases da psicanálise: o complexo de Édipo
II. Os deuses gregos eram poderosos e imortais, não tinham as fraquezas humanas e dominavam o mundo com sua astúcia. Os mitos gregos revelam as sensações desejos, medos, sentimentos apenas dos deuses.
III. A mitologia grega se desenvolveu sem vínculos com a religião da época; os mitos e os deuses eram cultuados de forma totalmente independente.
IV. A religião grega era uma religião politeísta e dedicada ao deus protetor da cidade, não possuíam dogmas e textos que monopolizavam a fé. Isso permitia uma grande variedade de interpretações.
1. (Uenp 2009 Adaptado). São corretas apenas *
1 ponto
a) I e II
b) I e IV
c) III e IV
d) I e III
2. Os gregos, assim como outros povos da antiguidade, acreditavam em vários deuses. Eram, portanto, politeístas. Sobre a forma como os gregos imaginavam como eram seus deuses e suas principais características infere-se que: *
1 ponto
a) Os gregos acreditavam que os deuses eram imortais, mas agiam como seres humanos, que guerreavam entre si, sentiam ódio, amor, ciúmes, inveja, casavam-se e tinham filhos, e que, por isso, poderiam tanto favorecer quanto prejudicar os seres humanos.
b) Os gregos costumavam agradar a um deus ou a uma deusa, oferecendo-lhes presentes, orações e festas. Acreditavam que os deuses eram mortais, assim como os seres humanos, e assim poderiam morrer e serem esquecidos.
c) Os gregos acreditavam que os deuses jamais poderiam favorecer ou prejudicar os seres humanos. Acreditavam que seus poderes eram ilimitados somente na região do Monte Olimpo, onde viviam. Na Terra os deuses deveriam se submeter às leis dos homens.
d) Os gregos acreditavam que os deuses haviam instituído uma religião para os seres humanos. A religião deveria possuir dogmas sem a possibilidade de discussão dos princípios escritos e estes só poderiam ser divulgados pelos sacerdotes que orientavam e monopolizavam a interpretação espiritual.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
resposta correta letra D
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas interessantes
Português,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás