Diversos métodos podem ser utilizados para identificação e quantificação dos minerais em alimentos. Dentre esses métodos, destacam-se os químicos e os espectrofotométricos.
Sobre os métodos de análise de minerais em alimentos, assinale a alternativa correta.
A. Os métodos químicos para análise de minerais em alimentos, além de serem mais práticos e rápidos, são considerados mais confiáveis e precisos que os métodos espectrofotométricos.
B. A análise de cinzas é o método mais utilizado para análise de minerais em alimentos. Trata-se de um método de baixo custo e preciso para identificar e quantificar a presença exata dos minerais a partir do resíduo obtido.
C. O método das cinzas baseia-se na obtenção de um extrato alcoólico, obtido a partir da digestão da amostra com solventes orgânicos em alta temperatura, na presença de catalisadores.
D. A temperatura de incineração na análise de cinzas é padronizada em 100oC para todos os tipos de amostra, independentemente de origem, textura e aspecto do alimento analisado.
E. A determinação de cinzas de um alimento tem grande importância. Uma quantidade de cinzas elevada não é desejável em alimentos como açúcar, gelatina, ácidos de origem vegetal e amidos.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa correta letra E.
"E. A determinação de cinzas de um alimento tem grande importância. Uma quantidade de cinzas elevada não é desejável em alimentos como açúcar, gelatina, ácidos de origem vegetal e amidos."
Explicação:
Os métodos químicos apresentam-se de forma prática, porém menos precisa, e os métodos espectrofotométricos têm sido cada vez mais utilizados devido à sua alta eficiência e precisão. Ou seja, os métodos espectrofotométricos são mais sensíveis e conseguem detectar quantidades menores desses nutrientes nas amostras.
Além disso, o método de cinzas pode ser realizado com a utilização de materiais normalmente presentes em laboratório, sem grandes custos. Já o espectrofotômetro é um equipamento de maior custo, que exige técnicos treinados para a sua utilização.
A determinação das cinzas é o método mais utilizado para análise de minerais, porém, apesar de ser de baixo custo, não se trata de um método preciso, sendo necessárias análises posteriores.
A determinação do resíduo mineral fixo – RMF – fornece uma indicação da riqueza dos elementos minerais na amostra. Para a destruição da matéria orgânica, utiliza-se o procedimento de digestão via seca, que consiste na carbonização da amostra em chama direta seguida de calcinação, usando um forno mufla à temperatura de 550ºC por um tempo predeterminado.
A temperatura de incineração média é de 550ºC, porém a amostra a ser incinerada é que determina a temperatura de incineração. Diferentes amostras exigem condições diferentes. Em geral, amostras mais líquidas exigem menor temperatura para incineração.
A determinação de cinzas de um alimento tem grande importância, por várias razões. Por exemplo, nos alimentos como açúcar, gelatina, ácidos de origem vegetal, amidos entre outras, uma quantidade de cinzas elevada não é desejável.