Diversos medicamentos são produzidos por biotecnologia para tratamento de doenças complexas, como por exemplo doenças autoimunes e AIDS. As doenças autoimunes são causadas por uma resposta inadequada do sistema imune, que passa a reagir contra órgãos, tecidos ou células próprias, levando à sua destruição ou prejudicando sua função. A AIDS é uma doença que leva ao comprometimento do sistema imunológico causado pela infecção pelo vírus HIV, um retrovírus capaz de infectar linfócitos TCD4+. O desenvolvimento de medicamentos mais eficazes contribuiu prevenindo complicações e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. BUENO, V.; PACHECO-SILVA, A. Tolerância oral: uma nova perspectiva no tratamento de doenças autoimunes. Revista da Associação Médica Brasileira, v. 45, n. 1, p. 79-85, 1999. ALVES, S. P. AIDS: etiologia, clínica, diagnóstico e tratamento. 2004. Sobre o tratamento terapêutico de doenças autoimunes e AIDS, analise as seguintes afirmativas: I. A produção de microrganismos benéficos para o intestino humano por biotecnologia possui a capacidade de curar doenças autoimunes. II. Existe uma proteína expressa em soja e derivada da alga azul que possui grande potencial de prevenir a transmissão do HIV, podendo ser usada como preservativo em forma de gel. III. A proteína GRTF e a enzima Calanolida-A inibem a proteína gp120 do HIV, impedindo a adesão do vírus nos linfócitos T CD4+, impedindo que o vírus infecte as células do sistema imunológico e se replique. IV. Não existem anticorpos monoclonais aprovados para tratamento antirretroviral. Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: Escolha uma: a. Todas as afirmativas estão corretas. b. Apenas III e IV estão corretas. c. Apenas I e II estão corretas. d. Apenas II e III estão corretas. e. Apenas I e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
II e III
Explicação:
I. A produção de microrganismos benéficos para o intestino humano por biotecnologia possui a capacidade de curar doenças autoimunes.
NÃO É CAPACIDADE DE CURA MAS SIM DE MELHORAR OS SINTOMAS DA DOENÇA E PROMOVER MELHOR CONDIÇÃO DE VIDA
II. Existe u ma proteína expressa em soja e derivada da alga azul que possui grande potencial de prevenir a transmissão do HIV, podendo ser usada como preservativo em forma de gel.
CORRETA
III. A proteína GRTF e a enzima Calanolida-A inibem a proteína gp120 do HIV, impedindo a adesão do vírus nos linfócitos T CD4+, impedindo que o vírus infecte as células do sistema imunológico e se replique.
CORRETA
IV. Não existem anticorpos monoclonais aprovados para tratamento antirretroviral. ERRADA.
QUE DEUS ABENCOE UM DIA A DESCOBERTA DESSA CURA