Biologia, perguntado por fer14noronha, 7 meses atrás

Diversos hospitais, clínicas e centros de pesquisa médica ao redor do mundo têm utilizado modernas câmeras termográficas para auxiliar na detecção preventiva de alguns tipos de câncer, como o câncer de mama. O método empregado se baseia no fato de que células cancerosas costumam crescer e se multiplicar mais rapidamente, o que faz com que o fluxo sanguíneo e o metabolismo celular na região do tumor sejam mais elevados. Como consequência, a temperatura nesses locais costuma ser mais alta que o normal.

A fotografia termográfica a seguir mostra um par de mamas. Analise-a e, com base nas informações fornecidas e no conceito de irradiação térmica, identifique qual das mamas apresenta câncer. Justifique sua resposta.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Luizfelipeandra
64

Com base na fotografia termográfica, a mama que apresenta o câncer é a mama direita.

De acordo com o fenômeno da irradiação térmica, todo corpo acima do zero absoluto emite radiação, e isso faz parte da transferência de calor entre os corpos. Em fotografias termográficas, observamos tonalidades distintas dos corpos de acordo com a temperatura que eles apresentam. Isso ocorre devido a capacidade da tecnologia captar as ondas emitidas por eles e traduzir na imagem que vemos. As tonalidades mais "quentes", como o vermelho e o laranja, indicam temperaturas mais altas, enquanto que as tonalidades mais "frias", como o azul, implicam em temperaturas mais amenas.

Portanto, observando a mama direita vemos que ela apresenta uma coloração muito intensa, indicando que sua temperatura está muito alta comparada com a outra mama. Como uma das características principais de células cancerígenas é a emissão de altas temperaturas, podemos constatar que, de fato, a mama direita é onde o câncer se encontra.


engelmannlais27: obrigada ajudou de mais
yaranonna: muito obrigada, ajudou bastante
mariafernanda12322: abrigada
nicollymachado27: obrigada estava com duvida
Perguntas interessantes