diversos fatores motivaram a abdicação de dom pedro 1.cite algumas deles.por favor é pra manhã
Soluções para a tarefa
Sua forma de governo autoritária gerou pressões das elites locais; Guerras internas nas províncias do Nordeste; Crises financeiras;
Fatores externos
Guerra contra Argentina e Uruguai; Crise política e econômica em Portugal.
A Abdicação de D. Pedro I em 1831 foi motivada pela sua impopularidade, pelos conflitos internos, como a Confederação do Equador em 1824, os conflitos externos, como a Questão Cisplatina (1825-1828), e a crise da sucessão do trono português.
A Confederação do Equador ocorreu em Pernambuco, que já tinha o histórico de contestar o domínio da dinastia Bragança desde o período colonial. No movimento de 1824, vários grupos sociais lutavam para romper com o governo central.
A Questão Cisplatina tem origem nos conflitos com a Espanha pelas fronteiras da região entre Rio Grande do Sul e Uruguai. Em 1825, os uruguaios queriam a independência e foram apoiados pelos argentinos.
Quem dominava a região era Portugal e D. Pedro I entrou em guerra para impedir a independência da região, mas perdeu, agravando a crise política e econômica.
Abdicação de D. Pedro I
- Em 1826, morreu D. João VI em Portugal, causando uma crise para a sucessão do trono português.
- D. Pedro I, o herdeiro natural, renunciou para que sua filha, D. Maria da Glória fosse coroada, mas seu tio, D. Miguel, articulou um golpe.
- No Brasil, o imperador tentou ganhar a simpatia dos brasileiros fazendo turnês pelo país.
- A imprensa, muito crítica ao governo, era atacada pelos militantes da monarquia.
- Em 1831, ao voltar à capital após uma das viagens, D. Pedro I foi recebido com festa pelos portugueses e contestação pelos brasileiros, fato conhecido como Noite das Garrafadas.
- Com sua popularidade cada vez mais em queda, ele abdicou em 7 de abril de 1831, dando o trono para seu filho, Pedro de Alcântara, que tinha 5 anos de idade.
Sobre o Primeiro Reinado, confira: https://brainly.com.br/tarefa/31940485
#SPJ2